Na última quinta-feira (24/03), foi assinado um Protocolo de Intenções, celebrado entre o ITI, a UFSC e o Inmetro
Na última quinta-feira (24/03/2022), durante o WorkShop com o Mercosul: Padrões e Tecnologias da ICP-Brasil, que acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi assinado um Protocolo de Intenções, celebrado entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a UFSC e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O Protocolo de Intenções visa desenvolver mecanismos de apoio à implantação da estrutura de certificação digital para objetos metrológicos, com o objetivo de eliminar fraudes, conferir segurança e possibilitar a disponibilização de novos serviços para instrumentos de medição regulamentados pelo Inmetro.
Entre outras tratativas, o Protocolo pretende criar um ambiente tecnológico que permita às entidades envolvidas experimentar e desenvolver novas tecnologias e implementar ações de fomento ao uso de novas tecnologias de criptografia e segurança computacional, com foco em objetos metrológicos, Internet das Coisas (IoT) e redes blockchain.
Visa ainda possibilitar o uso de certificação digital para o desenvolvimento de novos serviços em metrologia legal e avaliação da conformidade de produtos e serviços, de forma a modernizar a fiscalização sob competência do Inmetro.
Assinado Memorando de Entendimento entre Brasil e Argentina
Na mesma ocasião, o ITI e a Subsecretaria de Innovación Administrativa de La Secretaría de Innovación Tecnológica del Sector Público de la Jefatura de Gabinete de Ministros da Argentina, assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) com o intuito de viabilizar a implementação e o cumprimento do Acordo de Reconhecimento Mútuo de Certificados de Assinatura Digital do Mercosul.
O acordo assinado na Reunião de Cúpula dos Chefes de Estado, realizada em 2019 em Bento Gonçalves (RS), além de viabilizar o intercâmbio de documentos e transações eletrônicas entre os países do bloco, permite a adesão de países associados.
Fonte: Instituto Nacional de Tecnologia da Informação
Sobre o ITI
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma Autarquia Federal, criada por intermédio do Art. 12 da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com a finalidade de ser a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Em 2020 tornou-se também responsável pelo provimento de Solução de Assinaturas Eletrônicas Avançadas para a Plataforma Gov.br, em conformidade à Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020 e Decreto nº10.543, de 13 de novembro de 2020.
Em 2023 passou a ser o responsável, dentre outras atribuições, pela operacionalização dos processos de credenciamento, homologação, auditoria e fiscalização dos entes públicos e privados sobre sistemas biométricos, de personalização e de gráficas no âmbito da expedição da Carteira de Identidade Nacional (CIN), conforme Decreto nº 11.797, de 27 de novembro de 2023.
Publicado decreto com novas atribuições para o ITI
Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!
ICP-Brasil mantém crescimento em fevereiro
Comitê Gestor delibera três pautas e apresenta andamento do GTT-LGPD
Comitê Gestor realiza primeira reunião de 2022
Leia mais sobre Mercosul
Comissão do Mercosul aprova reconhecimento mútuo de certificados digitais
ITI participa da reunião do Grupo Agenda Digital do Mercosul
Em reunião na Câmara, ITI trata de iniciativas do mercado digital no âmbito do Mercosul
Assinado Acordo sobre Comércio Eletrônico do MERCOSUL
Aduanas do Mercosul já estão conectadas pelo blockchain
Acordo com países da Efta beneficia produtores do Mercosul
Cadastre-se para receber o IDNews
E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!