Últimas notícias

Fique informado

Juizados Especiais do TJSP recebem peticionamento eletrônico com o uso de certificados digitais

15/01/2018

O Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP  abre a opção de comunicação direta aos cidadãos que têm certificado digital no padrão ICP-Brasil e cria a possibilidade de entrar com pedidos no Juizado Especial Cível e no Juizado Especial da Fazenda Pública do estado de forma totalmente digital, por meio da página www.tjsp.jus.br/peticionamentoJEC.

Os Juizados Especiais foram criados como um instrumento de democratização da Justiça. Existem para dar acesso a Justiça, especialmente aos menos favorecidos, na prestação de tutela simples, rápida, econômica e segura.

O Juizado Especial Cível (JEC), antes conhecido como Juizado de Pequenas Causas, recebe ações de menor complexidade, sem necessidade de representação por advogado quando o valor da causa é de até 20 salários mínimos e agora facilita muito pois receberá os pedidos através da Internet.

O Juizado Especial da Fazenda Pública (Jefaz) tem competência para processar ações que não ultrapassem o valor de 60 salários mínimos, que sejam contra o Estado ou o Município, bem como autarquias, fundações e empresas públicas a eles vinculadas e também não necessita de representação de advogado.

Normalmente, o atendimento para ingresso com a ação era realizado no Fórum ou em um dos anexos (JECs), mas agora o cidadão que possuir o certificado digital  ICP-Brasil poderá dar entrada em seu processo nos juizados pela internet.

Na página do TJSP estão disponíveis todas as orientações sobre como peticionar eletronicamente, informações para o preenchimento dos campos obrigatórios, dados necessários para o pedido e modelos de petição inicial para download.

Com a novidade do uso do certificado digital, os peticionamentos podem ser realizados de qualquer local, independentemente do horário de atendimento dos fóruns.

Orientações do TJSP

Antes de entrar com o pedido judicial, considere alternativas pré-processuais, em locais que atuam na busca por um acordo entre as partes.

A solução é mais rápida e com alta taxa de efetividade. Entre eles estão os Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs), Procon, agências reguladoras, consumidor.gov.br, entre outros. Confira algumas dicas na Cartilha Desjudicializar.

 

 

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<