Últimas notícias

Fique informado

Kiatake, presidente da SBIS – Sociedade Brasileira de Informática em Saúde fala sobre a MP 983

18/06/2020

Em função da publicação da Medida Provisória nº 983, de 16 de junho que amplia as possibilidades de assinaturas eletrônicas nas comunicações entre entes públicos no Brasil. Conversamos  com Luiz Gustavo Kiatake sobre o impacto que a MP 983  poderá trazer ao segmento de saúde.

Luis Gustavo Kiatake

Kiatake é presidente da SBIS – Sociedade Brasileira de Informática em Saúde que tem como objetivo promover o desenvolvimento de todos os aspectos da Tecnologia da Informação aplicada à Saúde.

A SBIS é atuante, de forma colaborativa, junto aos órgãos públicos, como a OPAS e Ministério da Saúde, bem como com outras entidades e associações de classe, como o Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal Farmácia, Abramge,  Fenaess e Sindhosp, entre outras, para o entendimento das questões relacionadas aos profissionais e organizações de saúde e a elaboração de padrões no uso de tecnologia pelo setor.

A utilização de documentos eletrônicos pelo setor com evidências de autoria, integridade, autenticidade, qualificação, confidencialidade, temporalidade e não repúdio vem sendo discutido pela SBIS, desde sua criação.

 

A SBIS ainda representante brasileiro na IMIA – International Medical Informatics Association (Federação Internacional de Informática em Saúde).

Governo publica nova MP 983 sobre assinatura eletrônica em comunicações entre entes públicos

Renato Martini, ex-presidente do ITI, fala ao Crypto ID sobre a MP 983 que trata

Medida Provisória amplia possibilidades de assinaturas eletrônicas para incrementar serviços públicos digitais

Segundo a ANCD, SBIS e CFF reforçam importância do uso do certificado ICP-Brasil na telemedicina

CFF e SBIS soltam nota conjunta sobre prescrições médicas digitais

Usos do certificado ICP-Brasil no setor da saúde é tema de encontro entre ANCD e SBIS

Presidente da SBIS, Luis Gustavo Kiatake, entrevista Marcelo Buz, Presidente do ITI

Lei 13.989/2020 que trata da validade da Telemedicina e Prescrição Médica Digital é sancionada pelo Presidente da República