O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) divulgou ontem duas notas de esclarecimento sobre a instabilidade ocorrida nos sistemas que gerenciam a Lista de Certificados Revogados – LCR.
Devido à indisponibilidade, algumas aplicações acessadas por meio de certificado digital foram afetadas, como Receita Federal do Brasil, Ministério do Trabalho, Tribunais de Justiça entre outras aplicações.
Uma nova LCR da ICP-Brasil foi publicada resolvendo de imediato o problema. No entanto, muitos usuários foram afetados e serviços interrompidos em função dessa interrupção. A consulta à LCR é realizada cada vez em que o certificado digital é acionado pelo titular, se ela está indisponível o certificado digital não pode ser utilizado.
Duas notas foram divulgadas pelo ITI: a primeira nota informando o problema em 07/05/2015 às 15:27:26 e a segunda nota em 07/05/2015 às 20:56:08 informando a resolução.
O TJ RJ, apesar de muito criticado pelos advogados cariocas pela morosidade do aviso, foi uma das primeiras organizações a notificar, pública e oficialmente o problema após as 19 horas do próprio dia 6.
Muito embora, ocorrências desse tipo não ocorram com frequência no nível dos repositórios da ICP Brasil, seria necessário que a cadeia de certificação digital do Brasil elaborasse um plano de contingência para que, quando ocorra interrupções nos sistemas os usuários recebam imediatamente um aviso para não ficarem investindo tempo e recursos para fazer o certificado digital funcionar pelo método da tentativa e erro.
Nota de Esclarecimento sobre a LCR publicada pelo ITI
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, na qualidade de Autoridade Certificadora Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, comunica a emissão de nova Lista de Certificados Revogados – LCR, o que normaliza o funcionamento de todas as aplicações que fazem uso de certificados digitais no padrão ICP-Brasil.
Desde às 10h do dia 6 de maio os referidos sistemas apresentaram performace degradada e inferior ao planejado, impossibilitando validações. O problema era causado pelos processos de codificações das novas LCRs que em algumas plataformas não eram adequadamente reconhecidas e, por esse motivo, impossibilitaram o funcionamento do certificado em determinados sistemas operacionais.
Conforme informado em nota anterior, O ITI trabalhava na emissão de uma nova LCR até o final do dia de hoje, 7 de maio, compatibilizando todas essas codificações que apresentaram instabilidades.
Fonte da Nota: ITI