Últimas notícias

Fique informado

LEA prepara novas homologações

22/05/2011

19-Mai-2011: Brasília – DF
O Laboratório de Ensaios e Auditoria – LEA, é responsável por fazer os ensaios exigidos nas avaliações e emitir os laudos de conformidade, munindo assim o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) com informações necessárias à homologação. No Brasil, de momento, apenas uma entidade é credenciada para atuar na emissão de laudos de conformidade para a Infraestrutura de ChavesPúblicas (ICP-Brasil): o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSITEC).
De acordo com o assessor técnico do ITI, Ruy Ramos, a homologação é uma necessidade que cada vez mais evidencia-se com os avanços da certificação digital e aplicações que a utilizam. Para Ramos, um produto homologado garantirá que uma das premissas da certificação, a interoperabilidade, seja preservada.
“A interoperabilidade é fundamental para o melhor funcionamento de toda a estrutura da certificação digital. Quando uma leitora de certificados digitais, fabricada por determinada empresa, receber um certificado digital emitido por outra, haverá a leitura perfeita dos dados do certificado digital independentemente de quem tenha fabricado a leitora ou emitido o cartão. Se os produtos estão homologados, isto é, validados por laudos de conformidade, a interoperabilidade será mantida, o que é muito positivo para a ICP-Brasil”.
De acordo com coordenador técnico de Hardware do LSI TEC, Adilson Eduardo Guelfi, há sete processos de homologação em andamento que serão concluídos ainda em 2011. Embora os números sejam tímidos, Guelfi explica que “a homologação é um processo complexo que demanda tempo para os testes”.
Com a massificação da certificação digital alavancada por novas aplicações cada vez mais integradas ao cotidiano das pessoas, o LSI TEC espera colaborar na melhoria dos processos de homologação. “O laboratório tem buscado otimizar seus processos internos para entregar laudos em tempos cada vez menores. Com isso, esperamos não somente aumentar a quantidade de sistemas e equipamentos homologados, mas também auxiliar na massificação da certificação digital no país”, afirma o coordenador.
Ainda de acordo com Guelfi, o LSI TEC acredita que a homologação ICP-Brasil aumenta a confiabilidade das soluções de certificação digital ofertadas no mercado brasileiro. “O LSI TEC tem produzido recomendações de atualizações dos normativos da ICP-Brasil, visando tratar de novas tecnologias e buscando atender um número maior de aplicações para certificados digitais”, enfatiza.
Fonte: PressRelease ITI  2011 May19_
O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<