Transmissão ao vivo será hoje, 19 de maio, às 19h, no Youtube do DataLab da Serasa Experian. Modelos matemáticos ajudam a projetar cenários, orientar decisões de autoridades e avaliar eficácia de medidas adotadas
A análise de dados e a inteligência artificial têm sido aliados importantes no combate à pandemia da COVID-19. Cientistas, epidemiologistas e autoridades de saúde de todo o mundo têm recorrido a modelos matemáticos, cruzamento de dados e ferramentas de tecnologia para simular cenários de contágio da doença e planejar políticas públicas.
Para discutir a aplicação dessas ferramentas na contenção da COVID-19 e de outras doenças, o laboratório de dados e inovação da Serasa Experian, o DataLab, promove nesta terça-feira, às 19h, um bate-papo on-line entre o cientista-chefe de dados do DataLab, Renato Vicente e o professor de matemática aplicada da USP, Sérgio Oliva. O evento é gratuito e será transmitido no canal do Youtube.
Na oportunidade, os dois professores discutirão como as técnicas de machine learning e a aplicação de modelos matemáticos podem ser úteis na previsão e no combate à pandemias, como a da COVID-19.
Além de apresentar uma visão histórica dos modelos já utilizados na propagação de doenças infecciosas, a live vai discutir um desafio recente que é a inclusão da mobilidade humana e do fluxo de migração nos modelos mais comumente utilizados.
Estimar o ritmo de disseminação do vírus, prever o número de infectados e o volume de hospitalizações, além do percentual de óbitos são algumas das possibilidades que a aplicação de modelos estatísticos e do uso de respostas automatizadas de machine learning podem entregar.
“A análise de dados é uma arma poderosa no combate à pandemia, pois ao prever tendências, permite avaliar a eficácia de intervenções e direcionar medidas adequadas para reduzir o contágio”, afirma Vicente.
Agenda
O uso de machine learning no combate à COVID-19 e outras doenças
Quando: 19 de maio, terça-feira, às 19h
Onde: Canal do DataLab da Serasa Experian no Youtube
Participações: Renato Vicente, cientista-chefe de dados do DataLab da Serasa Experian. É graduado em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo, Mestre em Física pela USP e Doutor em Machine Learning pelo NCRG – Aston University. Trabalha como Professor Associado no Departamento de Matemática Aplicada no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.
Sergio Oliva, professor livre-docente da Universidade de São Paulo. Possui bacharelado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo, mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo e doutorado em Matemática pela Georgia Institute of Technology. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Equações Diferenciais, atuando principalmente nos seguintes temas: equações de reação e difusão, equações parciais funcionais, atratores, condições de fronteira não lineares e retardamento. Entre as aplicações, forte interesse em problemas de difusão de doenças (epidemiologia).
Dicas do Crypto ID: certificado digital para trabalho remoto com Fabiano Leite da Serasa Experian
O DataLab
Localizado na Zona Sul de São Paulo, o DataLab é um dos laboratórios de inovação da Experian no mundo. Operando em colaboração com as unidades de San Diego (Estados Unidos) e Londres (Inglaterra), tem como objetivo oferecer aos clientes em todo o mundo inovações com foco em dados. No Brasil, a equipe de engenheiros e cientistas de dados desenvolve soluções utilizando ferramentas como Machine Learning e Inteligência Artificial para automatizar processos e identificar padrões nos dados.
O laboratório trabalha em colaboração com todas as unidades de negócio e serviços da Serasa Experian. O DataLab possui infraestrutura tecnológica própria – tanto local quanto em cloud – para prover ambiente seguro e inovador para seus clientes. Você pode conhecer o DataLab pelo tour virtual.
Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian.
Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 17.200 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Serasa Experian anuncia novas lives no Instagram para orientar os empreendedores. Ouça