Últimas notícias

Fique informado

Mais de 2,6 milhões de CRLV Digitais emitidos

27/03/2020

Spotlight

Lei da Internet das Coisas segue para sanção presidencial e deve impulsionar o mercado de eIDs

Os equipamentos que utilizam a Internet precisam ser identificados para a autenticação precisa máquina a máquina e, em alguns casos, é primordial estarem blindados contra invasões hackers.

26/11/2020

UAE Pass: a solução de identidade digital que atende mais de 5 mil serviços governamentais nos Emirados Árabes Unidos

UAE PASS é a solução de identidade digital e assinatura digital nacional dos Emirados Árabes Unidos. Os serviços estão disponíveis para cidadãos e residentes dos Emirados Árabes Unidos.

25/11/2020

ITI é um dos representes do Brasil na IV Reunião Ministerial da Red Gealc sobre Governo Digital da América Latina e Caribe

A Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe, Red GEALC, reúne – desde 2003 – as autoridades dos órgãos governamentais digitais dos países da região.

19/11/2020

Cidadãos poderão assinar documentos e validar transações com o governo de forma simples e eletrônica

O gestor público poderá adequar o nível de assinatura eletrônica exigido em um serviço levando em consideração o nível de segurança da transação.

18/11/2020

Decreto 14.543/2020 regulamenta o artigo 5º da Lei 14.063/2020

O decreto 14.543/20 define alguns requisitos do artigo 5º Lei 14.063/2020.

16/11/2020

Entenda o Universo dos Certificados de Atributo

# TBT | Este artigo escrito em novembro de 2014, apresenta o que são Certificados de Atributo, como estão regulamentados, na época, para uso na ICP-Brasil, quais suas possíveis utilizações e como se tornar uma EEA – Entidade Emissora de Atributos. 

13/11/2020

Carteira Digital de Trânsito agora permite indicar principal condutor do veículo

Novidade do aplicativo desenvolvido pelo Serpro traz mais comodidade para

04/03/2020

A tecnologia está aí para facilitar a rotina das pessoas, inclusive daquelas que são donas de carros e motos. Exemplo disso é o aumento gradativo da procura pelo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em formato digital

Desde o seu lançamento, o documento foi emitido mais de 2,6 milhões de vezes, de Norte a Sul do país. No Amazonas, por exemplo, foram 26,9 mil emissões. No Rio Grande do Sul foram 217,3 mil.

Diego Migliavacca – Gerente de Soluções de Gestão de Trânsito no Serpro

“O CRLV Digital possui o QR Code Vio que garante a integridade do documento mesmo quando impresso em papel comum, dispensando assim o papel-moeda”, reforça o gerente de Soluções de Gestão de Trânsito no Serpro, Diego Migliavacca.

Ele acrescenta que fica muito mais fácil tirar uma segunda via: “A  tecnologia do CRLV possibilita ao cidadão o acesso remoto ao documento do carro, e a impressão desse documento quantas vezes quiser, em casa mesmo, sem precisar comparecer presencialmente ao Detran e sem pagar nada”.

O CRLV 100% digital está disponível para veículos registrados no Distrito Federal e em diferentes estados do país, com exceção de Pará, Rio Grande do Norte e Tocantins, que tem até 30 de junho de 2020 para fazer a adesão – segundo deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Confira a quantidade de CRLV Digital emitida em cada Estado:

Veja como é simples obter o CRLV Digital

Para acessar o documento digital, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Clique aqui para saber como.

Há ainda a opção de acessar o CRLV Digital pelo Portal de Serviços do Denatran, ou pelo portal do Detran (disponível em alguns estados).

O documento fica disponível depois do pagamento de débitos relacionados ao veículo (taxa de licenciamento, seguro DPVAT, multas, etc), lembrando que somente após as compensações bancárias, que podem variar de estado pra estado, o Detran envia as informações do licenciamento para o sistema Renavam e, assim, o documento digital é liberado.

Vale lembrar que o CRLV Digital pode ser compartilhado com até cinco pessoas, seja da família ou amigos que usam o mesmo carro. O gerente do Serpro que atende o Denatran adianta que há uma novidade sendo preparada breve:

“trata-se da funcionalidade para que uma pessoa jurídica, proprietária de um veículo, compartilhe, via aplicativo CDT, o CRLV com uma pessoa física. Além disso, está prevista a possibilidade de retenção administrativa do documento digital por um agente de fiscalização”, informa. 

Para finalizar, é bom salientar que, com o CRLV Digital, assim como com a CNH Digital, é possível dispensar os documentos em papel: as versões no celular são válidas, seguras e você não precisa estar conectado à internet para usá-las.

De acordo com o Denatran, o agente fiscalizador é obrigado a aceitar a versão digital destes documentos; caso o agente se recuse, é possível registrar ocorrência no órgão de trânsito onde trabalha, no próprio Denatran e também nas ouvidorias.

Transformação digital

“O CRLV Digital faz parte da transformação digital não só do Departamento Nacional de Trânsito, mas do Ministério da Infraestrutura, devido a sua abrangência, inclusive em outros modais, como o de transportes. Para Denatran e Minfra, entes os quais o Serpro é parceiro, o novo CRLV é a comprovação de que eles são pioneiros na transformação digital no âmbito da administração pública, contribuindo para que o Sistema Nacional de Trânsito como um todo seja beneficiado com as soluções implantadas”, resume o gerente Diego Migliavacca, que está em constante contato com esses clientes do Serpro.

Fonte: Serpro

CRLV 100% Digital já está disponível

Serpro divulga que CRLV Digital agora pode ser compartilhado

Certificado de Atributo ICP-Brasil viabiliza a emissão do RG Digital para a Polícia Civil do Estado de São Paulo

Acompanhe o Crypto ID, o maior portal sobre identificação digital!

  Explore outros artigos!