Matera trouxe ao Ciab FEBRABAN experiências inovadoras para clientes de serviços financeiros, ao vivo e em tempo real
O objetivo das experiências levadas ao CIAB é demonstrar algumas das facilidades que um banco digital pode oferecer a seus clientes, muito além do Internet Banking, utilizando o celular e outros dispositivos conectados à Internet. Dividido em quatro etapas, o stand convida o visitante a abrir uma conta via PWA (Progressive Web App), sem necessidade de baixar um aplicativo no aparelho. Uma foto da carteira de habilitação e um endereço de e-mail são suficientes para abrir uma conta, em questão de poucos minutos.
Na etapa seguinte, o usuário utiliza linguagem natural para perguntar sobre o saldo da sua conta por meio de um chatbot da rede social. Logo à frente, a experiência de consumo em si. Uma vending machine que aceita pagamentos via celular, com uma tecnologia apresentada pela MATERA na última edição do Ciab, que permite realizar o pagamento via celular totalmente offline (sem utilizar o plano de dados, NFC, wi-fi, nem bluetooth). É uma carteira digital que gera um QR-Code com as informações necessárias para realização da transação financeira, assinadas digitalmente. O sistema da MATERA faz as validações da imagem gerada pelo celular: verifica se o valor não foi adulterado, se o consumidor tem saldo disponível, se aquele QR-Code não está expirado ou se já foi utilizado e se a autenticação do usuário é válida. A inovação tem patente requerida no Brasil e nos Estados Unidos e já está disponível ao mercado.
“As APIs e a plataforma MATERA Banco Digital permitem que instituições financeiras e empresas ofereçam experiências digitais aos seus clientes de forma rápida, exclusiva e inovadora. É a solução mais completa do mercado, pois atende a todos os requisitos regulatórios e ainda permite outras formas de relacionamento com clientes como cupons de desconto, gift cards e programas de fidelidade, por exemplo”, explica Carlos Augusto Leite Netto, CEO da MATERA Systems.
Para materializar no stand as possibilidades de integração da plataforma MATERA Banco Digital, a empresa apostou na tendência de inovação aberta e trabalhou em conjunto com parceiros como a NAMA Inteligência Artificial e a Programmers, utilizando as APIs da plataforma MATERA. A Nama foi responsável pelo desenvolvimento do chatbot de atendimento bancário, enquanto a Programmers possibilitou a identificação e captura do nome e número do CPF a partir de uma foto da carteira de motorista. O visitante que quiser conferir a facilidade de uso destas APIs também poderá testar ou acompanhar um profissional da empresa executando abertura de contas, consultas de saldo/extrato, pagamentos, entre outras funções, uma vez que tudo roda na nuvem, através da parceria com a Amazon Web Services.
Sobre a MATERA Systems
A MATERA se firmou como uma das principais fornecedoras de soluções e serviços de TI para o mercado financeiro, atualmente com mais de 115 clientes, devido à segurança, robustez e inovação de seus produtos. Tais características, aliadas ao pioneirismo de desenvolvimento em Cloud, Mobile e do foco na oferta de APIs fez com que a empresa também se tornasse líder no fornecimento de soluções para instituições de pagamento e fintechs.
Com escritório nos Estados Unidos desde 1999, tem a exportação como um dos principais pilares de crescimento. Desde 2008, comemora fazer parte do ranking das melhores empresas para trabalhar, segundo o Instituto Great Place to Work. Atualmente, conta com mais de 430 colaboradores.