Estudo da Kaspersky mostra que consumidores estão mais atentos às responsabilidades das empresas com seus dados pessoais
Metade dos consumidores (50%) brasileiros abandonaria um provedor de serviços online se ele sofresse qualquer forma de violação de dados, de acordo com um estudo conduzido pela empresa de segurança Kaspersky com 15.000 consumidores em todo o mundo.
Para os brasileiros, o uso indevido de dados pessoais dos clientes é o que mais irrita – 68% afirmam que não usariam mais o provedor por medo de que suas informações fossem vendidas a terceiros.
As conclusões do estudo mostram que à medida que os consumidores entendem mais sobre as responsabilidades de privacidade de dados das empresas, aumenta a demanda por transparência no modo que as empresas lidam com os dados dos consumidores.
O recente contexto da pandemia que forçou os brasileiros a comprar, se entreter, interagir com outras pessoas e fazer negócios apenas pela internet parece ter despertado também maior consciência sobre a quantidade de dados que está sendo compartilhado e quais as consequências dessa proliferação.
Tanto que a tendência de maior transparência, responsabilidade e maior proteção dos dados pessoais não se reflete apenas nos 50% dos consumidores que parariam de usar um provedor online caso este sofresse uma violação: 76% dos brasileiros preocupam-se com o monitoramento constante de suas atividades online em sites e serviços online.
Além disso, no Brasil, 60% dos consumidores querem que as empresas sejam transparentes no processamento de dados, 58% acreditam que elas deveriam ser mais claras sobre como sua tecnologia funciona e 53% apelam aos governos para que sejam transparentes sobre seus respectivos processos de coleta e gestão de dados.
A boa notícia é que a maior preocupação com os dados não impede os consumidores de adotarem novos serviços: 75% dos brasileiros afirmam que os aplicativos e serviços digitais que usam tornam suas vidas mais fáceis. As diretrizes mostradas pelo estudo deixam claro que o consumidor quer ter mais consciência de como seus dados são usados, e que conquistar sua confiança só depende da empresa e de como ela comunica isso para seu cliente.
Claudio Martinelli, diretor-geral da Kaspersky na América Latina, se espanta que os outros 50% dos brasileiros não se importam caso seus dados sejam expostos online, mesmo assim ele celebra a mudança de comportamento dos consumidores e espera que esta tendência force cada vez mais empresas a adotarem boas práticas de processamento de dados.
“Não apenas apoiamos, mas também defendemos e promovemos este debate na Kaspersky desde 2017. Neste período, redesenhamos nosso processo de coleta, processo e armazenamento de dados e transferíamos nosso centro para a Suíça. Abrimos ainda cinco Centros de Transparências onde clientes, empresas e órgãos governamentais podem acessar detalhes de nossas tecnologias e procedimentos, além de revisar nosso código-fonte se assim o desejar – inclusive, um deles está em São Paulo”, afirma o executivo.
Há algumas medidas de segurança que os consumires podem adotar para proteger seus dados. As recomendações da Kaspersky incluem:
• Manter os programas e sistemas operacionais sempre atualizados, pois isso corrige vulnerabilidades que possam existir.
• Quando precisar conectar em uma Wi-Fi pública, use uma VPN para proteger os dados de olhos indiscretos.
• Vale também ter uma solução de segurança no dispositivo, como o Kaspersky Security Cloud, que oferece ainda uma ampla gama de ferramentas de proteção, como verificador de conta, modos de bloqueio, anti-ransomware, segurança para dispositivos móveis e gerenciamento de senha.
• Sempre que ficar sabendo sobre um vazamento de dados, alterar as senhas de suas contas online. Mantenha o hábito de trocá-las a cada três ou seis meses. Desta forma, caso haja uma exposição indesejada, a senha pode ser uma antiga. Também tenha uma senha para cada serviço.
• Por fim, fique atento a e-mails suspeitos e tenha atenção quanto as políticas de privacidade dos apps e serviços instalados no dispositivo.
Para mais informações, acesse o relatório completo.
Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais no site da empresa.
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