Últimas notícias

Fique informado
Não fique de fora dos 7 assuntos mais debatidos em segurança digital

Não fique de fora dos 7 assuntos mais debatidos em segurança digital

26/09/2019

Artigo produzido por E-VAL Tecnologia 

Começamos 2019 a todo vapor.

No primeiro semestre continuamos a trabalhar bastante para que nossas soluções sejam cada vez mais eficientes, participamos do CIAB 2019, abordamos vários assuntos importantes em nosso blog, assim como no LinkedIn e no Facebook, além de publicações em sites parceiros do Grupo E-VAL. Nosso blog continua crescendo, afinal procuramos oferecer um ótimo conteúdo e, principalmente, podemos contar com nossos leitores que se interessam e nos apoiam.

Nossos textos refletem o que as pessoas que acompanham nossas publicações têm procurado conhecer, por isso se você tiver alguma sugestão não deixe de nos avisar que faremos o que estiver ao nosso alcance para investigar o assunto, assim como entender melhor e quais assuntos estão em alta quando se fala sobre segurança digital. Aproveite para relembrar alguns artigos importantes que selecionamos para você, caso tenha perdido um deles.

O que é um HSM e como ele funciona?

O HSM, sigla para Hardware Security Module é um dispositivo muito importante para garantir os níveis de segurança esperados atualmente. Pelos tipos de dados com os quais trabalham, as instituições financeiras precisam de muitos cuidados em relação à segurança de dados. Uma solução de HSM auxilia, por exemplo, na geração, no armazenamento e no gerenciamento de chaves criptográficas. Confira o artigo onde explicamos com mais detalhes esses e outros pontos importantes sobre a ferramenta.

Tudo o que você precisa saber sobre compensação de cheques por imagem

Não, eles ainda não morreram! Aliás, os cheques receberam atualizações importantes recentemente, sendo a compensação por imagem a mais relevante.

Se você já não lembra muito bem, ou se quer viveu a época em que os cheques eram comuns, a compensação é quando o valor especificado no cheque é creditado na conta do beneficiário, ou seja, quem recebeu o pagamento.

Esse processo costumava demorar. Além disso, envolvia riscos com a segurança dos cheques. Existe até um filme estrelado por Leonardo Di Caprio e Tom Hanks que mostra essa realidade, Prenda-me se for Capaz (Cath Me IfYou Can, 2002). Como ainda são muito utilizados, o Banco Central do Brasil e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) investiram no sistema de compensação por imagem que reduziu o tempo do processo de compensação além de reduzir gastos com transporte, já que antes eram necessárias trocas físicas para que o valor do cheque entrasse na conta de quem o recebeu. 

A compensação digital encaminha eletronicamente os cheques às agências e referidas praças de origem. Além disso, a segurança do processo é garantida por documentos assinados através de certificados digitais. Confira a explicação detalhada desse processo no nosso blog.

Google Chrome e a mensagem “Sua conexão não é particular”

“Sua conexão não é particular” (NET::ERR_CERT_COMMON_NAME_INVALID)”. O que?

Quando navegamos na internet, nosso navegador se comunica com os sites que tentamos acessar para, entre outras coisas, conferir seus métodos de segurança através de certificados digitais. Algumas páginas apresentam deficiências nesse ponto ou não atendem a todasespecificações que o Google Chrome espera encontrar e quando isso acontece nos deparamos com a tal mensagem. Desse modo, o código que aparece entre parênteses especifica exatamente quais problemas geraram o aviso. 

Quer conferir em detalhes o que o Chrome diz sobre a segurança de alguns sites através dessa mensagem? Confira em nosso blog!

Qual a diferença entre assinatura digital, assinatura eletrônica e certificado digital?

Parece confuso? São nomes parecidos e que nem sempre fazem parte do dia a dia de quem não está envolvido com TI e com segurança digital. Entretanto, tudo é mais simples do que parece. Cada um desses nomes indica uma solução que garantirá camadas de segurança às informações da sua empresa. Aliás, elas podem ser usadas em conjunto.

Assinatura eletrônica e assinatura digital são recursos razoavelmente parecidos. Afinal, ambas são utilizadas para assinar um documento eletrônico, mais ou menos como assinamos documentos físicos. Entretanto, as assinaturas digitais contam com uma série de recursos que garantem sua segurança, enquanto as eletrônicas ficam abaixo nesse quesito. Justamente por esse motivo elas são muito mais simples de operar e mais acessíveis financeiramente do que as soluções de assinatura digital.

Por fim, os certificados digitais são como “carteiras de identidade” no mundo virtual. Eles são utilizados para vincular uma pessoa ou uma empresa a uma chave pública.

Você pode conferir a explicação completa e detalhada no nosso artigo sobre esse assunto!

Bancos 3.0: futuro das agências e agências do futuro

A transformação digital é uma realidade para vários segmentos, em especial para o mercado financeiro. Aliás, a ideia de Bancos 3.0 está cada vez mais presente nas jornadas dos clientes. Além disso, o processo já é um caminho sem volta.

Para que essas ideias se tornem realidade, são necessários investimentos em segurança da informação. Afinal, enquanto foi usual que os processos bancários se concentrassem nas agências, era necessário que a segurança e a eficiência fossem garantidas. Não é a toa, por exemplo, que a maior parte dos sistemas de segurança física podem ser encontrados nos prédios de bancos.

Agora precisamos levar essas práticas e conceitos ao mundo digital. A fim de esclarecer quais caminhos devem ser seguidos, escrevemos este artigo sobre Bancos 3.0.

O que são e como funcionam as assinaturas digitais?

Sim, elas apareceram no post sobre a diferença entre assinaturas digitais, eletrônicas e certificados digitais. Entretanto, muitas pessoas também buscam entender como funciona esse tipo específico de assinatura para o mundo virtual. Afinal, trata-se de uma tecnologia necessária a vários processos relacionados com segurança digital. E agora, será que você já  consegue dar uma aula sobre esse assunto? Confira com a gente!

6 passos simples para evitar vazamento de dados

Vazamentos de dados têm aparecido com frequência no noticiário. Eles acontecem de diversas formas e por diferentes motivos. Dessa maneira, é importante entendermos como podemos nos proteger para evitar que isso aconteça. Além disso, também é importante preparar um plano de ação caso o pior aconteça.

Você ainda pode estar perguntando “tá certo, mas por que isso é tão importante?” Porque vazamentos de dados podem gerar grandes prejuízos a empresas e problemas jurídicos muito sérios. E não é só, deixar expostos dados pessoais de funcionários, clientes e parceiros pode manchar a imagem da companhia de uma maneira difícil de reverter. Se você ainda não conferiu, ou não ainda restam dúvidas sobre o assunto, não deixe de ler!

E-Val Tecnologia, uma empresa do Grupo E-VAL

E-VAL Tecnologia atua  mais de 14 anos oferecendo soluções de segurança da informação para o mercado, pioneira em iniciativas no uso da certificação digital no Brasil, tais como, SPBCOMPE, Autenticação, Assinatura digital de contratosGerenciamento de Chaves e Proteção de dados e armazenamento de chaves criptográficas para os seguimentos de instituições financeiraseducação e indústria.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Tecnologia terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança da informação para a sua instituição.