Últimas notícias

Fique informado

Nasa Science Days comemora os 50 anos da chegada do homem à Lua

08/03/2019

A terceira edição do evento no Brasil reúne, pela primeira vez, as Agências Espaciais Americana e Europeia

Crianças e jovens de quatro cidades brasileiras poderão vivenciar as experiências espaciais promovidas pelo Nasa Science Days 2019.

A terceira edição do evento no país tem início no Rio de Janeiro, em 16 e 17de março, passa por São Paulo nos dias 19 e 20, aporta em Brasília de 30 a 31 e segue para Jundiaí 03 e 04 de abril.

Este ano a comemoração é mais que especial pois marca os 50 anos da chegada do homem à Lua. Além disso, reúne pela primeira vez as Agências Espaciais Americana e Europeia.

A R-Crio, empresa especializada na coleta das células-tronco da polpa do dente de leite, e parceira da NASA, abrilhantará o evento trazendo ao país um astronauta.

Promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Florida (BFCC) em aliança com a Fundação Michaelis para Educação Global (The Michaelis Foundation for Global Education) e NASA (National Aeronautics and Space Administration), o encontro atrai grande número crianças e jovens, os quais poderão vivenciar mais de 60 diferentes experiências científicas.

A R-Crio promete oferecer grandes atrações no evento. Serão cinco estações, entre elas está “O Tesouro Escondido”, uma experiência de realidade aumentada onde os visitantes viajarão pelos avanços da medicina proporcionados pelo uso de células-tronco.

O guia dessa viagem é Bernard, personagem principal da experiência e viajante no tempo, que passará informações de relevo sobre como as células- tronco do dente de leite são utilizadas para reconstituir ossos, após uma fratura causada por queda de bicicleta, por exemplo. Bernard aparece por teletransporte e se apresenta dizendo ser um “dentista do futuro”.

Nesse momento ele aperta um botão do relógio em seu braço e um holograma gigante de um dente aparece ao fundo.

A experiência segue mostrando algumas situações, como fratura nos ossos ou queimaduras que podem ter tecido reconstruído por meio das células-tronco extraídas do dente de leite.

Outras imagens e situações acontecem e, ao final, Bernard conscientiza a criança sobre a importância da armazenagem das células-tronco e diz: “Te vejo no futuro”.

Os visitantes também serão convidados a testarem os conhecimentos adquiridos a partir de um jogo de tabuleiro lúdico e interativo, onde serão feitas perguntas sobre o funcionamento celular.

Haverá também o “Laboratório” – concebido com uma grande bancada de curiosidades. Os microscópios dispostos permitirão visualizar as células.

Além disso, estarão disponíveis pipetas, monóculos e amostras de células-tronco multiplicadas em meio de cultura e material impresso explicativo.

“A ideia é fazer com que a criança, por meio de uma experiência tecnológica, moderna, lúdica e empolgante, possa conhecer a importância, para sua saúde e bem estar, de ter células-tronco do seu organismo e de qualidade armazenadas para uso em diversas situações. E, também, aprender que o dente de leite é uma fonte excelente de células-tronco jovens, com grande potencial para aplicações clínicas. Certamente, a experiência altamente educativa marcará a vida dos nossos pequenos neste evento com tanta riqueza científica”, finaliza o cientista, pesquisador e presidente da R-Crio, José Ricardo Muniz Ferreira.

Paralelamente ao evento em São Paulo, a R-Crio promoverá um encontro entre diretores e professores de escolas, cientistas da Nasa e do laboratório R-Crio para conhecerem o programa STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), do KSCIA (Kennedy Space Center Internacional Academy), que envolve assuntos como: tecnologia, ciência e educação.

Serviço:

Evento: Nasa Science Days 2019

Para: Crianças e jovens

Shopping Rio Design Barra

Rio de Janeiro: 16 e 17 de março de 2019

Shopping Eldorado

São Paulo: 19 e 20 de março de 2019

Shopping CBN

Brasília: 30 e 31 de março de 2019

Parque da Uva

Jundiaí: 03 e 04 de abril de 2019