Marcos históricos também serão comentados por especialistas do Ceweb.br na terça-feira (12/3), a partir das 15h, na sede do NIC.br.
Encontro será transmitido ao vivo, programe-se
Em 12 de março (terça-feira), data em que a World Wide Web completa 30 anos, o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) realizará um encontro a partir das 15h para relembrar os marcos históricos e debater as principais tendências da Web. Jornalistas poderão participar da atividade presencialmente na sede do NIC.br, em São Paulo, ou por meio da transmissão ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.
A proposta apresentada por Tim Berners-Lee em 1989 de criação das funcionalidades que se tornariam a Web serão comentadas por pesquisadores do Ceweb.br. Também a evolução do uso da ferramenta com o lançamento de “browsers”, sua importância na popularização da Internet, com o uso de tecnologias como HTML, CSS, SVG, além do desafio de manter a Web universal, aberta e descentralizada.
“A Web vai além do ‘browser’ e do computador. Ela é cada vez mais pervasiva, ou seja, entranhada nos mais variados dispositivos e aplicações. Não perceberemos mais os elementos Web como simples páginas, mas sim como algo que está em tudo. No encontro, conversaremos sobre as perspectivas para os próximos anos: tendências relacionadas a pagamentos e autenticações, aplicações em Internet das Coisas, novas interfaces em Realidade Virtual e diversas outras questões”, destaca Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento do Ceweb.br, que acompanhará a atividade juntamente com os demais pesquisado res do Centro.
As atividades do Ceweb.br e do escritório brasileiro do W3C para disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web também serão comentadas pelos especialistas, que estarão disponíveis para responder as perguntas dos jornalistas e participantes.
Para acompanhar o encontro presencialmente ou pela Web, os jornalistas devem confirmar a participação com Carolina Carvalho no telefone (11) 3027-0226 ou pelo e-mail: ccarvalho@webershandwick.com.
Durante a apresentação, participantes não presenciais poderão enviar suas perguntas utilizando o “chat” do YouTube ou enviando-as para ccarvalho@webershandwick.com.
Anote na Agenda
Encontros 30 anos da Web
Data: Terça-feira (12 de março)
Horário: 15h
Endereço: Av. das Nações Unidas, 11541, 7º andar, São Paulo – SP
Endereço da transmissão web: http://www.youtube.com/NICbrvideos
[toggles title=”Sobre as instituições”]Sobre o escritório brasileiro do W3C Por deliberação do CGI.br, o NIC.br agrega as atividades do escritório do W3C no Brasil – o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional que tem como missão conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer dispositivo, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em: http://www.w3c.br/.
Sobre o Ceweb.br O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em http://www.ceweb.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, respond er e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (h ttp://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coorde na e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.[/toggles]
W3C aprova WebAuthn como o padrão da web para logins sem senhas
David Inácio do Washington Post conversa com Tim Berners-Lee
Tim Berners-Lee: I invented the web. Here are three things we need to change to save it