A Oberthur Technologies – OT nos apresentou uma novidade em termos de segurança de cartões de crédito.
O novo cartão, possui o código de segurança, apresentado por um mini visor digital, alterado a cada 15, 30 ou 60 minutos – o tempo de mudança é decisão dos bancos ou emissores do cartão. A maioria das bandeiras apresentam o código de segurança do cartão de crédito ou débito, que é uma sequência de números, impresso no verso do cartão.
[blockquote style=”2″]A grande vantagem para o mercado brasileiro é que esse cartão já está pronto para ser adotado e usado em massa, sem necessidade de nenhuma mudança de infraestrutura para as empresas de e-commerce – ou no modo como o usuário faz suas compras pela web, declarou presidente da empresa para América Latina, Paolo Villasco.[/blockquote]
Villasco nos falou sobre uma pesquisa realizada pela Oberthur Technologies no mercado brasileiro sobre os hábitos de compra online, que apontou como as fraudes podem influenciar e frear drasticamente a expansão do comércio eletrônico, ao espalhar o medo – e a insegurança – entre os consumidores.
De acordo com o levantamento, 28% dos consumidores que fazem compras pela internet no Brasil já foram vítimas de fraudes online. E 70% dessas vítimas mudam seus comportamentos de consumo virtual, por conta do medo, reduzindo o número de compras ou comprando em menos sites, por exemplo.
O comércio eletrônico brasileiro teve um faturamento de R$ 41,3 bilhões em 2015, o que representou um crescimento de 15,3% na comparação com 2014, quando o setor movimentou R$ 35,8 bilhões (os dados são da E-bit, empresa especializada em informações de e-commerce).
Villasco, no entanto, nos alertou que a curva de desempenho crescente do mercado de e-commerce brasileiro pode ser modificado no futuro.
[blockquote style=”2″]Com a consolidação definitiva da migração dos cartões com tarja magnética para os com chip, a tendência é os fraudadores se concentrarem no comércio eletrônico uma vez que os esquemas de clonagem de cartões com tarja tendem a diminuir, diz Villasco.[/blockquote]
Por isso, antecipando essa tendência, a empresa investiu no desenvolvimento desse cartão de crédito que trás um código de segurança “mutante” a cada período de tempo. Mesmo que os dados sejam interceptados o fraudador não terá o código de segurança para completar a transação via internet.
[blockquote style=”2″]Para se ter uma ideia, da diferença que o novo cartão pode fazer, 89% dos entrevistados durante a pesquisa que realizamos, disseram que se sentiriam mais seguros utilizando um cartão de pagamentos desse tipo em suas compras online. Mais do que isso, a grande maioria dos consumidores entrevistados no Brasil considerou o produto inovador (95%), fácil de usar (90%)”, complementou Lilian Assis de Oliveira, gerente de Comunicação e Marketing da Oberthur Technologies para América Latina.[/blockquote]
A Oberthur Technologies, está estrategicamente posicionada nos mercados de alto crescimento e fornecem soluções incorporadas de software de segurança para dispositivos primários (“end-point”), assim como soluções associadas de gerenciamento remoto de um enorme portfólio de clientes internacionais, incluindo bancos e instituições financeiras, operadoras de telefonia móvel, autoridades e governos, além de fabricantes de objetos e de equipamentos conectados.
São líderes mundiais em soluções de segurança digital para o campo da mobilidade, desde os primeiros cartões inteligentes até as últimas tecnologias de pagamento sem contato que equipam milhões de smartphones.