Menu

Últimas notícias

Fique informado

Novo diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI recebe ANCD

03/07/2020

Spotlight

Thales apresenta nova edição do “Manual de Ciberameaças: o cibercrime organizado” Ouça

Especialistas apresentam o modus operandi dos cibercriminosos e as formas de combatê-los

21/10/2020

Reimaginando o novo contrato social para a era digital. Entrevista com Don Tapscott

Don Tapscott é uma das maiores autoridades mundiais no impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade. Ele compartilha sua visão de futuro de um novo contrato social.

21/10/2020

eIDAS – REGULAMENTO (UE) N.o 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

eIDAS – REGULAMENTO (UE) Nº 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

20/10/2020

Empresas brasileiras são beneficiadas pelo certificado ICP-Brasil

A transformação digital, que após a pandemia tornou-se essencial para a economia, já era realidade em diversas empresas brasileiras antes de 2020 com o certificado digital

20/10/2020

Primeiro Documento Eletrônico assinado entre dois Países foi emitido em 2 de outubro de 2020

A possibilidade de acordos internacionais serem assinados por meio de documentos eletrônicos com reconhecimento mútuo entre os países é uma prerrogativa dos documentos que utilizam certificados digitais emitidos por PKIs.

05/10/2020

Márcio Nunes assume presidência do Conselho de Administração da ANCD e confirma Egon Schaden Júnior como presidente-executivo

Márcio Nunes da Silva é o novo presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD. Nunes assume o cargo após cumprir dois mandatos como vice-presidente do colegiado.

04/06/2020

Segundo a ANCD, SBIS e CFF reforçam importância do uso do certificado ICP-Brasil na telemedicina

A Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) endossa as preocupações apresentadas pela SBIS e CFF.

06/04/2020

O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, José Camilo Nagano, recebeu a equipe da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, nesta quinta-feira, 2, por meio de videoconferência

O encontro teve por objetivo dar as boas-vindas ao novo diretor e apresentar a Associação, seus associados e os temas que atualmente impactam o cenário da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O presidente do Conselho de Administração da ANCD, Márcio Nunes, parabenizou o novo diretor de Infraestrutura do ITI e desejou sucesso à sua gestão. Nagano agradeceu a recepção da ANCD e falou sobre suas expectativas para gestão que será tomada por grandes desafios, em especial os processos de digitalização recorrentes da atual pandemia de Covid-19.

José Camilo Nagano – Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI

“Estamos em um momento decisivo, sem a digitalização o país não crescerá, e com a pandemia esse processo foi acelerado. Queremos garantir que o ITI e a ICP-Brasil sejam participantes desse atual movimento de digitalização”, afirmou Nagano, que lembrou das recentes conquistas do ITI, como a parceria com o Conselho Federal de Odontologia – CFO, que deve ser ampliada para outros conselhos profissionais.

O presidente-executivo da ANCD, Egon Schaden Júnior, fez a apresentação institucional da Associação, destacando os associados, as ações realizadas e os projetos em desenvolvimento pela Associação, também se colocou à disposição para auxiliar sempre que possível o ITI e suas diretorias.

Entre as pautas apresentadas pela ANCD, esteve a importância da retomada do diálogo técnico mais próximo entre ITI e o mercado de certificação digital.

“A volta da Comissão Técnica Executiva – COTEC seria uma ação muito positiva para ICP-Brasil, como forma de retomar os espaços de aproximação técnica do ITI com o mercado, respeitando assim a cadeia de valor que a ICP-Brasil representa”, destacou Márcio Nunes.

Outros temas abordados foram o Prestador de Serviço Biométrico – PSBio, a promoção de ações que tornem o uso do certificado digital mais prático, mas com a continuidade da robustez e segurança do sistema e as recentes legislações referentes as emissões por videoconferência e assinaturas qualificadas, avançadas e simples.

Nagano acolheu as pautas apresentadas pela ANCD para estudos e colocou-se a disposição para novos diálogos, afirmando a importância do trabalho conjunto para o desenvolvimento da ICP-Brasil.

O encontro contou ainda com a participação do Coordenador-Geral de Segurança da Informação do ITI, José Gonçalves, e pela ANCD dos Conselheiros, representantes das associadas e afiliadas: Leonardo Gonçalves (Certising), Mauricio Balassiano (Serasa), Márcio Shimomoto (Instituto Fenacon), Taicir Khalil (Instituto Fenacon), Julio Sousa (Online), Alexander Schulz (Online), Samara Correia e Alysson Soares.

ANCD tem primeira reunião institucional com novo diretor-presidente do ITI

Segundo a ANCD, SBIS e CFF reforçam importância do uso do certificado ICP-Brasil na telemedicina

ANCD cumprimenta novo dirigente do ITI

Carlos Fortner é o novo presidente do ITI

Confira nossa coluna sobre a ANCD  e nosso conteúdo exclusivo!

  Explore outros artigos! 

Pular para a barra de ferramentas