Últimas notícias

Fique informado

Número de Certificados Digitais emitidos no País já passa de 9 milhões

22/06/2020

Spotlight

A Lei 14.063/2020 reconhece o valor das assinaturas digitais e faz a distinção entre assinaturas avançadas e qualificadas

A aplicação da Lei 14.063/2020 está direcionada à comunicação com entes públicos, mas é um passo importante para a consolidação da identificação digital no mercado brasileiro para o relacionamento de empresas privadas e suas comunidades.

30/09/2020

Guia do NIST sobre como recuperar arquivos perdidos por ransomware e por outros ataques de integridade de dados

Recuperação de ransomware e outros eventos destrutivos pode ajudar as organizações.

28/09/2020

Resolução possibilita reuniões do Comitê Gestor da ICP-Brasil por Videoconferência

Com a Resolução n° 176, de 21 de setembro de 2020, do CG da ICP-Brasil, ficam estabelecidos o prazo de 3 dias úteis para a convocação e a deliberação devendo ocorrer em seguida ao encerramento da Plenária por videoconferência.

28/09/2020

A sanção da Lei 14.063 de 2020, segundo agência Senado.

A nova lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica em comunicações com entes públicos e em questões de saúde: simples e avançada.

25/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

Declaração do Imposto de Renda começa hoje (2/3) e quem possui Certificação Digital terá acesso à declaração pré-preenchida – Ouça

Quem possui Certificação Digital pode fazer a declaração do IRPF de maneira mais rápida e simples.

02/03/2020

Quando o Certificado Digital pode ser exigido para MEIs – Ouça

Empreendedores podem utilizar o certificado digital em situações de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e no pagamento do eSocial.

19/02/2020

O número de Certificados Digitais ativos no País já supera os 9 milhões informa Serasa

Os dados são do ITI, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, autarquia do governo Federal que tem como missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira — ICP-Brasil, que, por sua vez, viabiliza a emissão dos Certificados

Segundo dados fornecidos pela instituição, até meados de junho, o número de Certificados emitidos em 2020 chegou a 2,5 milhões, perfazendo o equivalente a quase metade do total de 2019.

A expectativa é de que sejam emitidos, ao longo do ano de 2020, 6,3 milhões de Certificados

Ainda segundo dados do ITI, do total de Certificados ativos, 54% são destinados à Pessoas Jurídicas (e-CNPJ) e os outros 46% são e-CPFs, usados por Pessoas Físicas.

Mais da metade dos Certificados (60%) são do tipo A3 (armazenados em mídias como tokens e cartões USB) e 40%, do tipo A1 — armazenados no próprio computador ou no celular do usuário.

Instituída em 2001 no País, pela mesma norma que criou a já mencionada ICP-Brasil, a Certificação Digital vem crescendo por conta de características como praticidade, confiabilidade e total segurança jurídica.

Ela proporciona, por exemplo, maior facilidade no preenchimento da declaração do Imposto de Renda (a Receita Federal oferece a opção de declaração pré-preenchida para quem possui Certificado Digital).

O sistema facilita, ainda, a vida de profissionais do Direito (que podem acessar processos diretamente nos sites dos tribunais ou ainda assinar documentos remotamente), de áreas ligadas à Contabilidade (que podem acessar com mais praticidade os sites da Receita Federal e das Secretarias de Fazenda Estaduais para pagamentos de impostos e verificação de eventuais pendências) e até mesmo de médicos, que, a partir deste ano, têm a possibilidade de, com o uso da Certificação, enviar receitas ou atestados remotamente.

Dois em cada dez sites de e-commerce não estão protegidos para as compras de Dia dos Namorados, revela estudo da Serasa Experian. Ouça

Dicas do Crypto ID: certificado digital para trabalho remoto com Fabiano Leite da Serasa Experian

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas.

Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança.

Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.800 pessoas em 45 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Carteira Digital de Trânsito: saiba como usar. Ouça

Serasa Experian possibilita renovação, portabilidade e compra de certificado digital 100% pela internet. Ouça

Leia mais sobre certificação digital, confira nosso conteúdo exclusivo!

  Explore outros artigos!