A saúde é um bem essencial e toda evolução impulsionada pela medicina carrega o valor de contribuir com a vida de todos. Em uma série de casos, essa evolução é criada por equipes multidisciplinares de profissionais que se dedicam anos para implantar a inovação com sucesso. Entre as últimas novidades positivas está o CRM com assinatura digital que fez dos profissionais da área de saúde um dos grupos que mais utiliza o Certificado Digital atualmente.
O que é o CRM Digital?
A Cédula de Identidade Médica (CRM) é o documento obrigatório que atesta o registro do médico e a legalidade do exercício de sua função. Para acompanhar a digitalização da informação, o registro ganhou sua versão eletrônica, chamada CRM Digital ou e-CRM. Assim como um cartão de banco, possui um microchip criptográfico que auxilia nas operações digitais e garante mais segurança a partir da codificação ali contida.
Funcionalidades do CRM Digital
Por ser uma área onde não pode haver falhas, todas as ações dos profissionais precisam ser documentadas de forma clara e segura e isso sempre gerou uma quantidade enorme de papéis, para serem carimbados e assinados, tomando horas de trabalho. Sem falar no armazenamento obrigatório por anos e a dificuldade para consultar o histórico do paciente nos hospitais, e a desmaterialização desses processos eliminou não só os papéis, mas, também o risco de que bactérias e microrganismos os contaminassem aumentando o risco de transmissão de doença.O Carimbo, o papel e a caneca deram lugar ao Certificado digital para médicos o e-CRM tendo o mesmo valor legal que um documento em papel, assinado e carimbado.
Com ele atestados, laudos, prontuários e receitas podem ser feitos digitalmente de qualquer lugar e a qualquer hora, carregando o consultório praticamente no bolso. Além é claro de usufruir dos serviços para fins pessoais como:
– Emitir e analisar declaração de imposto de renda e demais serviços da RFB ( Receita Federal do Brasil)
– Acesso ao Receitanet
– Transações bancárias seguras
– Abrir contas em bancos à distância
– Aderir a planos de saúde
– Assinar contratos digitais com validade jurídica
Uso do CRM Digital é facultativo
O uso do Certificado Digital na Célula de Identidade é facultativo. No entanto, diversos hospitais e laboratórios do país já utilizam o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) integrado à Certificação Digital. Ou seja: sem a tecnologia adicionada à Célula de Identidade, é possível ficar impossibilitado de atuar nesses estabelecimentos.
Integração Philips Tasy com o Certificado Digital
Com a proposta de tornar o seu sistema de saúde ainda mais eficiente e conveniente, a Certisign, líder em Certificação Digital e especialista em identificação digital, integrou a sua solução com o software de gestão em saúde Tasy, da Philips. Tudo isso para que você economize tempo e recursos.
Benefícios do Certificado Digital nos processos de saúde
Segurança para a instituição, profissionais e pacientes: Toda documentação é feita no meio eletrônico, eliminando o risco de erro na interpretação da grafia e facilitando a editoria.
Integração de dados: Processos eletrônicos podem ser integrados entre diferentes unidades de saúde para indicadores, comparações e melhor controle de recursos.
Eficiência operacional: O Tasy integrado à Certificação elimina 100% o uso do papel. A consulta ao histórico do paciente se torna mais rápida e o atendimento mais eficiente e assertivo.
Redução de custos: Sem papel e com processos mais ágeis.
Para hospitais, laboratórios e clinicas: Não é novidade que médicos possuem uma rotina bastante corrida, exigindo que se desdobrem em diversos plantões em hospitais e clínicas para garantir a saúde dos seus pacientes.
Mas agora eles podem contar com o mobileID, o Certificado Digital que oferece diversas soluções para facilitar o dia a dia, direto pelo smartphone ou tablet.
É a cultura da Certificação Digital propagando os benefícios em nossa sociedade.
Fonte: Certisign Explica