Últimas notícias

Fique informado

O que é uma Autoridade Certificadora? – Ouça

18/03/2020

Spotlight

Guia do NIST sobre como recuperar arquivos perdidos por ransomware e por outros ataques de integridade de dados

Recuperação de ransomware e outros eventos destrutivos pode ajudar as organizações.

28/09/2020

Resolução possibilita reuniões do Comitê Gestor da ICP-Brasil por Videoconferência

Com a Resolução n° 176, de 21 de setembro de 2020, do CG da ICP-Brasil, ficam estabelecidos o prazo de 3 dias úteis para a convocação e a deliberação devendo ocorrer em seguida ao encerramento da Plenária por videoconferência.

28/09/2020

A sanção da Lei 14.063 de 2020, segundo agência Senado.

A nova lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica em comunicações com entes públicos e em questões de saúde: simples e avançada.

25/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

Serviços disponíveis na Receita Federal com Certificado Digital – Ouça

Desde 2010, a Receita Federal, gradativamente, está ampliando os serviços oferecidos ao contribuinte em seu Portal, o eCAC, de forma digital.

17/03/2020

De novo, a Certisign é a marca mais lembrada pelos gaúchos – Ouça

A Certisign é a marca mais lembrada pelos gaúchos, na categoria Certificação Digital, segundo pesquisa “Marcas de Quem Decide”.

12/03/2020

Como comprar o Certificado Digital? O primeiro passo é escolher uma Autoridade Certificadora credenciada pela ICP-Brasil

Por Certisign

O que é uma Autoridade Certificadora (AC)?

A Autoridade Certificadora é uma entidade, que pode ser pública ou privada, responsável por emitir, distribuir, renovar, revogar e gerenciar Certificados Digitais dos solicitantes ou de outras ACs que estejam abaixo dela.

Atendimento da Autoridade Certificadora

As ACs recebem seus clientes por meio de unidades de atendimento, que têm o nome técnico de Autoridade de Registro (AR). São nestes locais que todo o processo de conferência das informações dos solicitantes ocorre para, então, acontecer a emissão do Certificado Digital.

Importância da emissão do Certificado Digital

Por isso que, quando você compra um Certificado, precisa informar alguns dados e depois se apresentar em uma unidade de atendimento para validar as informações. Sabendo que esta etapa é indispensável, na hora de escolher uma Autoridade Certificadora, leve em consideração a capilaridade a qual ela oferece, pois isso vai facilitar e proporcionar comodidade no momento que você tiver que apresentar seus documentos.

Entendendo melhor a cadeia de Certificação Digital

AC- Raiz

O mercado de Certificação Digital é regulamentado pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil e o Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI), que é a AC-Raiz, responsável por executar as regras a serem seguidas pelas Autoridades Certificadoras.

ICP-Brasil

A ICP-Brasil é uma cadeia de confiança, que viabiliza a emissão de Certificados Digitais para a identificação do cidadão.

ITI

Já o ITI tem o papel de credenciar e descredenciar os participantes da cadeia, supervisionar e fazer a auditoria dos processos. Ele faz interface direta com a Autoridades Certificadoras (AC).

AC

AC tem como responsabilidade emitir, renovar ou revogar os Certificados Digitais e credenciar as ARs para o atendimento aos clientes.

AR

A AR está abaixo da Autoridade Certificadora (AC) e tem como missão receber o cliente para realizar conferência da documentação e emissão do Certificado.

Fonte: Certisign Explica

Certificado Digital para produtor rural: por que utilizá-lo? – Ouça

Coronavírus: AARB divulga medidas de segurança para Autoridades de Registro

ITI reúne Autoridades Certificadoras em Brasília

Saiba tudo sobre certificação digital aqui no Crypto ID! 

  Explore outros artigos! autoridade