Últimas notícias

Fique informado

Oito motivos que fazem cloud computing combinar com órgãos públicos

26/06/2020

Spotlight

A MP 983 e a classificação das assinaturas eletrônicas: comparação com a MP 2.200-2 | Por Fabiano Menke

Em 16 de junho de 2020 foi editada a Medida Provisória nº 983 (MP 983), que dispõe sobre as assinaturas eletrônicas em comunicações com entes públicos e em questões de saúde, e trata sobre as licenças de softwares desenvolvidos por entes públicos.

29/06/2020

Fundada por Bruna Boner, Grapeway traz evolução da cloud computing para inteligência de processos

Em parceria com a ServiceNow, empresa de tecnologia chega ao mercado com soluções inovadoras de integração para otimizar fluxos e evitar o débito tecnológico.

18/06/2020

Maioria dos líderes de TI indica que pandemia força mudanças de estratégia de nuvem

Segundo estudo, CIOs manterão serviços e apps em nuvem implementados durante a crise mesmo após funcionários retornarem ao local de trabalho.

17/06/2020

Empresas de todo tipo vêm migrando para a nuvem, e entes do Estado têm motivos de sobra para aderir a essa tecnologia

Órgãos públicos buscam racionalidade e economia, como toda instituição atual em busca da excelência. Esse já é motivo suficiente para migrar o ambiente tecnológico de uma instituição de uma infraestrutura própria e física para a nuvem.

Mas há características específicas do serviço público, como necessitar de uma extraordinária disponibilidade de recursos apenas pelo período final da data do vencimento de um prazo de edital, por exemplo. Ou atender à demanda sempre crescente de oferecer mecanismos que garantam transparência.

São particularidades que apontam a necessidade de inovar em tecnologia, e há muito mais a pensar nessa área. Para começar, confira oito motivos pelos quais cloud computing combina perfeitamente com órgãos públicos:

1. Proporciona redução de gastos

Elimina despesas como: construção de salas-cofres, suprimento de energia elétrica e refrigeração, compras de no-breaks e de outros equipamentos e softwares; diminuição de dispêndios com equipe qualificada, manutenção de instalações e equipamentos.

2. Libera a equipe de especialistas

Permite que a equipe de TI fique dedicada no desenvolvimento de serviços próprios do órgão público, sem ter de se dedicar ao gerenciamento de infraestrutura física.

3. Favorece maior efetividade

Confere mais agilidade para atualização tecnológica e na entrega de serviços.

4. Facilita a transparência

Suporta bem as iniciativas de Big Data e dados abertos, facilitando a abertura de informações governamentais que hoje se encontram em sistemas que controlam as operações cotidianas do Estado.

5. Oferece a escalabilidade

Atende a picos de demanda de serviços pela internet, tão frequentes no setor público, sem necessidade de alocar grande quantidade de recursos fixos. Permite que o contratante aumente ou diminua a capacidade do ambiente de computação em nuvem de acordo com suas necessidades.

6. Simplifica o controle

A contratação de serviços em nuvem de IaaS (infraestrutura como serviço) ou PaaS (plataforma como serviço) pode levar a uma redução de desvios e irregularidades, quando comparada às múltiplas contratações de máquinas, licenças de software, manutenção e suporte necessários para a operação de centro de processamento de dados próprio.

7. Auxilia o trabalho descentralizado

Disponibilizando serviços por meio de acesso à internet, pode proporcionar agilidade e economia para instituições públicas com unidades dispersas.

8. Diminui a burocracia

Redução do número de contratações de TI, que em geral envolvem somas expressivas e especificações complexas.

Quer saber mais? Baixe um ebook gratuito

A publicação Cloud Computing para órgãos públicos apresenta as vantagens de utilizar computação em nuvem por órgãos e entidades da administração pública.

Fonte: Serpro

Embratel anuncia novos recursos da solução Painel MultiCloud

Aruba lança primeira plataforma do setor nativa na nuvem que converte dados em resultados na Edge

5 orientações para migração bem-sucedida da infraestrutura de TI para a nuvem

Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID! 

Nosso propósito é atender aos interesses dos nossos leitores, por isso, selecionamos muito bem os artigos e as empresas anunciantes. Conteúdo e anúncios precisam ser relevantes para o mercado da segurança da informação, criptografia e identificação digital. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!

ACESSE O MÍDIA KIT DO CRYPTO ID

contato@cryptoid.com.br  
+55 11 3881 0019