Últimas notícias

Fique informado

Oito serviços do ITI passam a integrar o portal gov.br.

30/06/2020

Spotlight

Guia do NIST sobre como recuperar arquivos perdidos por ransomware e por outros ataques de integridade de dados

Recuperação de ransomware e outros eventos destrutivos pode ajudar as organizações.

28/09/2020

Resolução possibilita reuniões do Comitê Gestor da ICP-Brasil por Videoconferência

Com a Resolução n° 176, de 21 de setembro de 2020, do CG da ICP-Brasil, ficam estabelecidos o prazo de 3 dias úteis para a convocação e a deliberação devendo ocorrer em seguida ao encerramento da Plenária por videoconferência.

28/09/2020

A sanção da Lei 14.063 de 2020, segundo agência Senado.

A nova lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica em comunicações com entes públicos e em questões de saúde: simples e avançada.

25/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

Carlos Fortner, diretor-presidente do ITI, fala sobre a MP 983 e sua contextualização com assinatura digital e certificação digital

O novo diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, concedeu uma entrevista falando sobre a recente MP e o protagonismo do Brasil na área de assinatura digital.

19/06/2020

Medida Provisória amplia possibilidades de assinaturas eletrônicas para incrementar serviços públicos digitais

A Medida Provisória nº 983, de 16 de junho, amplia as possibilidades de assinaturas eletrônicas em prol da maior oferta de serviços públicos no Brasil.

18/06/2020

Novo presidente do ITI, Carlos Roberto Fortner, concede sua primeira entrevista ao Crypto ID

“Cabe a nós todos, ITI, governo, entidades representativas do mercado e sociedade, fomentar a modernização e colocar o Brasil em posição de destaque e protagonismo. Tenho, agora, a oportunidade e o privilégio de contribuir nestas mudanças”, diz Carlos Fortner.

12/06/2020

Carlos Fortner é o novo presidente do ITI

Fortner é engenheiro civil, da Escola Politécnica da USP, atuou na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos como presidente e vice-presidente de Finanças.

03/06/2020

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) disponibilizará nove serviços em ambiente digital até o final de 2020. Os serviços constam no Plano de Transformação Digital aprovado em 14/05/2020 em reunião do Comitê Estratégico

Carlos Fortner – Diretor-presidente do ITI

Segundo o Diretor-Presidente do ITI, Carlos Fortner, “É o primeiro de vários passos do ITI para desburocratizar e agilizar os processos de credenciamento, manutenção de credenciamento e descredenciamento de entidades no âmbito da ICP-Brasil, assim como do cadastro de agentes de registro da ICP-Brasil. 

Até hoje esses serviços eram solicitados via e-mail para depois serem internalizados por nossos servidores, gerando os respectivos processos no SEI. Só então era dada continuidade ao processo.

A inclusão desses serviços no Portal Gov.br representa um avanço: o preenchimento dos formulários padronizados, pelo interessado, já os integra automaticamente com o SEI e bases de dados CPF e CNPJ da RFB, bem como com os sistemas e bases internos do ITI.

“O atendimento fica mais ágil, menos sujeito a erros, resultando em tempos e custos menores no tratamento das solicitações. Enfim, obtém-se maior eficiência do serviço público prestado pelo ITI e uma melhor experiência do cidadão ao utilizar esses serviços, conclui o presidente do ITI.

A medida facilita e simplifica o acesso, a solicitação e o acompanhamento de serviços para o cidadão. Além disso, em serviços onde a identificação do usuário é necessária, o acesso se dará por meio de conta única no portal gov.br. Todos estes serviços poderão ser avaliados pelos usuários.

Oito dos nove serviços previstos já se encontram disponíveis no Portal gov.br. São eles:

1. Validar Documentos Digitais
2. Verificar Conformidade de Assinaturas Digitais ICP-Brasil
3. Download do Código-Fonte do Verificador de Conformidade do Padrão de Assinatura Digital da ICP-Brasil
4. Download do Plugin PAdES ICP-Brasil
5. Cadastrar Agentes de Registro da ICP-Brasil (CAR)
6. Credenciar Entidades na ICP-Brasil (Certificado Digital)
7. Manutenção de Credenciamento de Entidades na ICP-Brasil (Certificado Digital)
8. Descredenciar Entidades na ICP-Brasil (Certificado Digital)

O nono serviço, chamado “Meu Certificado”, que permitirá aos usuários consultar os certificados digitais emitidos em seu nome pelas Autoridades Certificadoras credenciadas à ICP-Brasil, está previsto para entrega até dezembro deste ano.

Transformação digital no governo significa oferecer um serviço público de qualidade, com menor gasto de tempo e dinheiro do cidadão.

“Um Estado mais leve, que reduz a burocracia, presta um melhor atendimento ao cidadão. Mais do que fomentar, estas entregas mostram que o ITI, de forma intrínseca, coloca em prática o que foi determinado pela Estratégia de Governo Digital 2020-2022, aprovada pelo Decreto 10.332, de 28 de abril de 2020”,  finaliza Fortner.

Com informações do ITI

Novo presidente do ITI, Carlos Roberto Fortner, concede sua primeira entrevista ao Crypto ID

Carlos Fortner é o novo presidente do ITI

Estratégia de Governo Digital incentiva e amplia o uso do certificado digital

Novo presidente do ITI, Carlos Roberto Fortner, concede sua primeira entrevista ao Crypto ID

Encaminhado ao Congresso Nacional Acordo de Reconhecimento Mútuo de Certificados de Assinatura Digital do Mercosul

 

Quer saber quais são as principais notícias sobre tecnologia? Aqui no Crypto ID você encontra tudo!

  Explore outros artigos! ] i