Menu

Últimas notícias

Fique informado
Os Estados Unidos ameaçam a Alemanhã por causa de Edward Snowden

Os Estados Unidos ameaçam a Alemanhã por causa de Edward Snowden

19/03/2015

Os Estados Unidos ameaçaram não divulgar informações de inteligência essenciais para a segurança nacional da Alemanha caso o governo local aceitasse conceder asilo político a Edward Snowden.

A Alemanha é um dos 21 países aos quais o ex-funcionário da CIA que revelou documentos secretos da Agência de Segurança Nacional Americana pediu asilo político. O Brasil, que também recebeu o pedido, afirmou que não responderia Snowden.

De acordo o vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, o governo americano avisou que deixaria de notificar a Alemanha sobre planos de ataques terroristas e outros assuntos relacionados à segurança pública.

Segundo o site The Intercept, a ameaça não se aplicava apenas a um possível pedido de asilo. Os Estados Unidos não queriam que o governo alemão planejasse qualquer possível visita de Snowden.

Em 2013, documentos vazados pelo ex-funcionário da CIA revelaram que a NSA monitorou o telefone da chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

Em julho de 2014, a Alemanha ordenou que um diretor do escritório da CIA em Berlim saísse do país, após prender um espião alemão acusado de repassar segredos do país para os Estados Unidos em troca de dinheiro.

Em novembro, o governo alemão anunciou que Snowden não renovou o pedido de asilo anteriormente negado pelo país.

Atualmente, Snowden vive na Rússia, em um local não revelado.

Fonte: info.abril.com.br

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<

X
Pular para a barra de ferramentas