Últimas notícias

Fique informado

Para especialistas, consumidor deve ficar atento ao ataque global de hackers

12/05/2017

Spotlight

Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira – LGPD começa a valer

Começa a valer nesta sexta 18 de setembro de 2020 conforme o texto aprovado pelo Senado .

18/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

PLV 32/2020 passa pelo Senado!

Senado Federal aprovou nesta 3ª feira 1º de setembro o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 32/2020, oriundo da Medida Provisória (MP) 983/2020

01/09/2020

Entidades encaminham Carta Conjunta ao Senado Federal em prol da aprovação do PLV nº 32/2020

Oriunda da MP 983/2020, normativa. que está no senado, amplia a cidadania digital ao normatizar as assinaturas eletrônicas.

18/08/2020

O que é Criptografia?

Criptografia é uma ciência secular que utiliza a cifragem dos dados para embaralhar as informações de forma que apenas os que detém a chave para decriptografar os dados tenham acesso à informação original.

17/08/2020

Brasil está à beira de um apagão digital, alertam especialistas

Os graves ataques virtuais desta sexta-feira, 12, colocaram em risco a segurança de milhões de usuários no mundo inteiro, principalmente na Europa.

12/05/2017

Finalmente, um ataque massivo de Ransomware – Entenda o que está acontecendo!

O que diversos hospitais públicos da Inglaterra, a Telefônica, a seguradora Mapfre e o Banco Santander na Espanha e uma universidade na Itália tem em comum?

12/05/2017

O ataque global de hackers que afetou mais de 70 países nesta sexta-feira exige cuidado extra dos usuários.

Rafael Narezzi

Na avaliação de especialistas em risco cibernético, o usuário final precisa ter atenção redobrada para não ser vítima de um vírus na internet. Fernando Amatte, gerente da Segurança da Informação da CIPHER, empresa global de serviços de cibersegurança, é preciso atualizar o sistema operacional tanto de computadores pessoais quanto de celulares.

Os hackers indentificaram uma falha no Windows e fizeram o ataque. A grande parte das ameaças é porque os equipamentos não estão atualizados.

É preciso atenção também com os equipamentos pessoais, como os celulares, já que as empresas de telefonia foram alvo dos hackers. Se o sistema da tele for danificiado, e a empresa não tiver um bom sistema de proteção, o usuário pode perder contatos, fotos ou qualquer outra informação que esteja armazenado no sistema da tele. Por isso, o usuário sempre deve fazer um back up — disse Amatte.

Brasil, Marta Helena Schuh, afirmou que é preciso atenção ao digitar senhas de emails e bancos tanto pelo celular quanto pelo computador do trabalho independente do sistema operacional, como Windows, IoS (da Apple) e Android (Google), entre outros.

— Qualquer pessoa precisa ter cuidado ao usar seus dados tanto no ambiente corporativo como no próprio celular. Isso porque empresas de telefonia também foram alvo do ataque dos hackers, além de bancos. Não sabemos qual é o real impacto desse ataque desta sexta-feira, pois os números só aumentam ao decorrer das horas. Os hackers invadem os sistemas das empresas e roubam os dados — disse.

Segundo ela, é preciso atenção redobrada ao abrir emails ou clicar em links suspeitos. Ela explica que os hackers entram no sistema das companhias após algum funcionário abrir um email, por exemplo, com o vírus. Esse vírus, então, ataca o data center da companhia e “sequestra” os dados.

— Então, ao sequestrar esses dados, os hackers pedem um pagamento. Se isso não for feito, todos os dados são deletados, e o servidor fica zerado. Imagina o impacto para uma empresa que precisa dessas informações. O problema é que é impossível saber a localização dos hackers — explicou Marta Helena.

Para Rafael Narezzi, especialista em cibersegurança, é preciso atualizar o sistema operacional. Segundo ele, apesar de não ter tido ainda informações sobre o vazamento de dados pessoais, é importante sempre trocar de senha.

— É hábito. É preciso sempre trocar de senhas. Temos que se preparar para essa nova economia. Hoje, fala em colocar wi-fi para todos e fala-se de cidades inteligentes, com dispositivos conectados em todos os lugares, mas ninguém fala de segurança — disse Narezzi.

Fonte: O Globo

 

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<