Últimas notícias

Fique informado
Parceria garante custo zero em certificados digitais SSL para a ICPEdu

Parceria garante custo zero em certificados digitais SSL para a ICPEdu

20/11/2014

globalsign-logo-transUm acordo firmado entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a GlobalSign, fornecedora de certificados digitais SSL, vai oferecer maior segurança e custo zero na emissão de certificados para instituições clientes da Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa ICPEdu.

A GlobalSign tem uma grande preocupação e tem como seu objetivo elevar a segurança digital no mercado brasileiro. Em 2014, a GlobalSign desenvolveu um projeto conjunto com a RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que resultou na criação da ICPedu, que fornece certificados SSL de alta segurança a custo zero para as instituições de ensino e pesquisa associadas à RNP. Esse projeto não apenas auxiliou no aumento da segurança no sistema educacional superior público, mas também auxiliou na economia de mais de $2Milhões de dólares para os cofres públicos brasileiros.

A Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa ICPEdu consiste na implantação de uma infraestrutura de criação de certificados digitais e chaves de segurança, aplicados em autenticação, assinatura digital e sigilo, dentro do ambiente das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), Unidades de Pesquisa (UPs) e demais instituições de ensino.

images

Saiba mais sobre ICPEdu

A utilização de certificados digitais pelas Ifes e UPs confere credibilidade aos serviços e processos administrativos das instituições, bem como garante a identidade de seu portador. Além disso, permite que processos sejam executados com maior eficiência e agilidade, resultando em economia de tempo e dinheiro.

As organizações usuárias da ICPEdu podem emitir gratuitamente seus próprios certificados digitais, que funcionam como assinaturas eletrônicas para pessoas e serviços. O usuário obtém um certificado emitido pela instituição, o qual é reconhecido pelos demais membros da rede. A partir do reconhecimento do certificado, ele pode assinar documentos de forma segura e confiável. As soluções técnicas, ferramentas e equipamentos aplicados na implantação da ICPEdu são resultados de estudos iniciados em 2003, desenvolvidos por Grupos de Trabalho (GTs) da RNP. Em 2007, a ICPEdu foi lançada em caráter experimental, envolvendo um pequeno número de instituições. Em 2010, após sua formatação e estruturação como serviço para produção, passou a integrar o Catálogo de Serviços da RNP.

 

Antes do acordo, as universidades precisavam comprar os certificados referentes a seus domínios. Cada um deles custava cerca de R$ 1.000,00 e tinha validade de um ano. Agora as instituições clientes podem emitir gratuitamente os próprios certificados digitais.

Por meio dessa parceria, iniciada em 2013, a cadeia de certificação dos domínios dessas instituições já ficará publicada nos principais navegadores e aplicações, evitando, com isso, mensagens indicando que o certificado não é válido.

O serviço teve seu piloto iniciado no primeiro semestre de 2014 e, a partir de outubro, foi disponibilizado para as demais instituições.

A emissão de certificados garante a autenticidade da página. O teste foi realizado durante quatro meses em cinco locais. Nesse período, foram examinados o processo de adesão, o suporte e a emissão do certificado, além da sua utilização nos servidores das instituições. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) participou do projeto piloto e já vê resultados.

“Com esse serviço, entregamos de forma simples esse recurso de segurança. É uma tecnologia quelogo custa caro para manter e a RNP  praticamente resolveu a questão”, disse o diretor de Segurança da Informação da UFRGS, Afonso de Araújo Neto.

Fonte: Portal Brasil
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Publicado: 11/11/2014

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<