Últimas notícias

Fique informado
PGP, o retorno com o Facebook.  Você é contra ou a favor?

PGP, o retorno com o Facebook. Você é contra ou a favor?

02/06/2015

Spotlight

Leia o Parecer de Plenário sobre a MP 983/20 e diversos artigos e entrevistas

Leia também outros artigos e entrevistas sobre a MP 983 2020 publicados pelo Portal Crypto ID

12/08/2020

Câmara aprova MP 983 2020 que amplia uso de assinatura eletrônica

Todos os sistemas que utilizam assinatura eletrônica precisarão se adaptar às novas regras da MP983/2020 até o dia 1º de julho de 2021.

12/08/2020

Como gerenciar seus certificados TLS sob as novas regras do Google?

Em 01 de setembro de 2020, os principais navegadores passam a bloquear certificados TLS que têm um período superior a 398 dias.

10/08/2020

Quatro motivos para investir na autenticação de múltiplos fatores com Inteligência Artificial

Uma maneira de resolver problemas de acessos de usuários é aplicar sistemas de autenticação de múltiplos fatores, como a autenticação condicional.

10/08/2020

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

Criptografia sozinha não é o suficiente para blindar empresas

Criptografia sozinha não é o suficiente para blidar empresas, afirma

20/05/2015

Ao adicionarem as chaves públicas PGP  – Pretty Good Privacys –  em seus perfis, alguns usuários do Facebook, em breve, poderão receber e-mails criptografados da rede social.

Em alguns posts na mídia internacional encontramos comentários de profissionais de segurança que afirmam que o uso do PGP seria um retrocesso. Voltamos a 1991! diz um dos posts. Porém , encontramos também muitos outros que parabenizam o Facebook, pois são adeptos da tecnologia.

Philip Zimmermann, inventor do software de criptografia de e-mail PGP
Philip Zimmermann, inventor do software de criptografia de e-mail PGP

E você? É contra ou a favor?

Philip Zimmermann, inventor do software de criptografia de e-mail PGP,  esteve recentemente no Brasil participando de um evento e contou um pouco sobre a sua história como especialista em segurança da informação e afirmou que atualmente vivemos uma situação muito pior no segmento, se comparada aos anos de 1990.

Na época, por exemplo, a maior preocupação dele era uma lei dos Estados Unidos que limitava a exportação de produtos de criptografia e que, no caso do executivo, quase lhe rendeu uma investigação criminal ao decidir divulgar publicamente o código-fonte do seu software.

Segundo o especialista, antigamente quem queria se proteger com criptografia era questionado, sob a suspeita de que poderia “esconder algum segredo”.  Atualmente, se você não usá-la “terá de se justificar”, afirma o também fundador da empresa de segurança SilentCircle.

Leia a matéria publicada no IDGNOW!  ontem dia 1/06 que publicamos abaixo e deixe seu comentário.

Ao habilitar as chaves PGP, o Facebook protegerá o conteúdo da mensagem, afirmou a rede social

O Facebook chamou o recurso PGP de “experimental” e disse que está lançando a novidade aos poucos, apesar de uma timeline não ter sido anunciada. Os detalhes da chave PGP serão adicionados à seção de contatos e informações básicas do perfil de uma pessoa, na parte “informações de contato”.

A rede social envia mensagens privadas por e-mail para informar aos usuários quando recebem uma mensagem privada ou uma solicitação de amizade, por exemplo. Atualmente, a empresa usa o TLS para estabelecer conexões seguras com o provedor doe-mail de uma pessoa, mas isso não protege totalmente os detalhes de um e-mail privado.

Provedores de e-mail como Google e Yahoo escaneam a caixa de entrada do usuário e rodam anúncios com base no conteúdo de uma mensagem, uma prática que alguns usuários não gostam. Além disso, as revelações sobre o esquema de espionagem da NSA deixaram muitos usuários ainda mais preocupados com a privacidade online.

Usar o PGP oferece criptografia de ponta a ponta no e-mail e assegura que a única pessoa com a chave por ler o e-mail. Além de listar uma chave pública PGP, os usuários precisam escolher receber mensagens criptografadas. Os e-mails do Facebook serão assinados com a chave privada para que as pessoas saibam que o conteúdo é autêntico.

Por enquanto, as pessoas só podem adicionar chave pública ao usar um navegador destkop. O Facebook disse que os aparelhos móveis não suportam o gerenciamento de chaves e está investigando a razão para isso.

Fonte: IDGNOW!

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<