Últimas notícias

Fique informado

PIX do Banco Central beneficiará mercado varejista. Ouça

02/06/2020

Spotlight

Marco Zanini e Ronaldo Eschiezaro conversam sobre a importância da criptografia em especial no PIX. Ouça

O sistema de pagamento instantâneo PIX tem, como principais preocupações, a autenticação dos dados dos usuários e a criptografia das informações.

22/04/2020

O Sistema de Pagamento Instantâneo PIX, criado pelo Banco Central, que entrará em operação em novembro deste ano irá gerar um ganho considerável ao setor varejista pelo imediatismo do pagamento

Por Dinamo Networks

O sistema será disponibilizado para o mercado brasileiro, em novembro, mas agora em junho, iniciam-se os testes obrigatórios para as instituições financeiras simularem os fluxos do novo sistema de pagamentos.


Para as redes varejistas, o ganho está na rapidez e facilidade de realizar os pagamentos. Isso abrirá um leque de criatividade para o setor estimular as transações financeiras instantâneas, seja com promoções ou vantagens via carteiras digitais. Segundo Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, empresa especializada em segurança de identidade digital e criptografia e responsável pelo fornecimento dos Hardwares Security Modules (HSMs) que compõe a infraestrutura de segurança do Banco Central na implantação do PIX, todos ganham com as transações de pagamento mais baratas. De acordo como executivo, o PIX facilitará e muito a comercialização de produtos e serviços.

Ele afirma que existirão muitas oportunidades e diferentes modelos de negócios que serão impulsionados pelo novo Sistema de Pagamento Instantâneo PIX. Zanini recorda a recomendação do Banco Central do uso dos appliances de segurança, HSM, para a segurança das transações.

Na prática, o pagamento será por meio de um QR Code via celular, como se fosse um pagamento no débito, mas com um estimulo: a taxa próxima a zero.

Não só as redes varejistas, mas todos os mercado ganham com a nova modalidade. O próprio BACEN terá um ganho exponencial com a eliminação de gastos logístico e com a produção do papel.

No cenário do varejo, as maquininhas também estão com os dias contados?

Em Webinar promovido pela DINAMO Networks no último 15/05, Diogo Carneiro, o Chief Technology Office (CTO) do Picpay, relatou que a forma de pagamento da sociedade está mudando. Ele acredita que agora tem que ser criativo para ganhar mercado. Para o empresário, o setor de maquininhas deve sofrer interferências negativas, mas não das adquirentes. “Se for dinâmico, tem espaço”, disse.

Na visão de Ivo Mosca – coordenador da subcomissão de pagamentos instantâneos da Febraban, o setor não está ameaçado. “Não acredito que as maquininhas sofrerão canibalização. Tem gente que gosta do controle pelo cartão de crédito”, ponderou na apresentação.

Marco Zanini – CEO da Dinamo Networks
Foto: Crypto iD

Já Marco Zanini, acredita que a maquininha não vai acabar. “Ela deve ser transformada”, afirmou durante o webinar. Para o CEO estamos vivendo em um momento de mudanças e a maquininha deve trocar o modelo para se adequar aos novos tempos.

Segundo os especialistas, o setor varejista será bastante beneficiado com o Sistema de Pagamento Instantâneo PIX.

O exercício agora é aproveitar as oportunidades de negócios que o PIX deve gerar e encontrar o caminho que será mais assertivo para potencializar o consumo. Guilherme Decampo, fundador da Astrocoders – empresa de soluções financeiras parceira da DINAMO Networks – achama a atenção para um ponto interessante: “As empresas poderão ser mais ousadas nos descontos, já que o dinheiro será na hora”, conclui o executivo.

A retomada virá e esse é o momento das redes varejistas se prepararem para decolar com força total.

Fonte: Blog da Dinamo Networks

Sobre a DINAMO NETWORKS

Fabricamos diversos modelos de Hardware Security Module (HSMs), ou, cofres digitais, para guarda segura e gerenciamento de certificados e chaves criptográficas. Os equipamentos conferem sigilo e garantem integridade de informações críticas aos negócios dos clientes, por meio de diversas funcionalidades. Para o mercado SMB a DINAMO Networks desenvolveu o HSM DINAMO Pocket, que faz a guarda e a gestão segura de 200 certificados digitais.

DINAMO Networks promove webinars referente ao PIX do Banco Central. Ouça

Astrocoders lança mensageria para o PIX e integrada com a DINAMO Networks. Ouça

Agora você pode assistir na íntegra um dos mais relevantes eventos sobre o PIX realizado pela DINAMO Networks e Crypto ID

Aqui você encontra todos os detalhes sobre o PIX e pagamento instantâneo, confira!

  Explore outros artigos! ] i

23jun(jun 23)09:0025(jun 25)18:00CIAB Live 2020, edição onlineA transmissão é ao vivo e o acesso é gratuito pela plataforma noomis!09:00 - 18:00 (25) São Paulo FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos