Últimas notícias

Fique informado

Portal CoronaBr ganha estabilidade com nuvem pública da IBM para ajudar os brasileiros

15 de abril de 2020

Spotlight

Philip R. Zimmermann apresenta o 3º episódio AET Security Topics: Quantum Key Distribution

Philip R. Zimmermann, um dos maiores criptógrafos, apresenta uma nova webserie. Não perca o 1º episódio! Com legenda em português!

15 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

A condição paradoxal do hacktivismo

O início dos anos 2000 foi marcado pela formação do movimento Anonymous e por ataques relevantes, classificados como hacktivistas.

1 de setembro de 2021

CertForum 2021: Fórum Mundial de Assinatura Digital

Como parte integrante do CertForum, será realizado o Fórum Mundial de Assinatura Digital, com o objetivo de ampliar o debate do uso da assinatura digital.

1 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

Empresa de cloud cresce 25% estruturando home office durante pandemia

Soluções em cloud é alternativa para driblar a crise de Covid-19 no Brasil, mantendo operações de empresas com estrutura necessária.

13 de abril de 2020

Site foi migrado para a nuvem pública da IBM a fim de ter mais escalabilidade, estabilidade e atender maior número de pessoas com mais serviços

A grande preocupação dos órgãos globais de saúde com o novo coronavírus (COVID-19) é não sobrecarregar os hospitais e sistemas de saúde que prestam atendimento aos pacientes.

Pensando nisso, especialistas em saúde e a empresa Pixit se uniram para criar uma solução que pudesse usar a tecnologia para auxiliar a vida dos brasileiros: o site CoronaBr (www.coronabr.com.br), que conta com a infraestrutura da nuvem pública da IBM para atender a toda demanda de acessos.

Em menos de um mês desde o lançamento, o portal alcançou mais de 20 milhões de acessos e foi o link mais compartilhado pelo WhatsApp no período de 17 a 24 de março, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas.

O enfermeiro virtual “Pedro do CoronaBr”, a partir de roteiros de diagnóstico clínicos (teleorientação em casos de sintomas autolimitados), faz perguntas e usa sinais de alerta a partir dos sintomas indicados.

Isso permite realizar uma triagem de pacientes para qualificar aqueles que precisam de atendimento médico ou indicar os casos nos quais a recomendação não seja medicamentosa, passando orientações para aqueles com sintomas que poderiam ficar em casa.

O site é totalmente gratuito e faz as primeiras perguntas que um enfermeiro faria em uma triagem no hospital, com base no protocolo seguido pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde.

Lançada no dia 19 de março a plataforma ultrapassou 1 milhão de acessos em 24 horas e 3 milhões em 48 horas. Esse rápido aumento no número de acessos demandou uma infraestrutura capaz de crescer tão rapidamente quanto o interesse do público, bem como uma plataforma estável capaz de entregar uma experiência completa para seus visitantes.

Para isso, os idealizadores do CoronaBr contaram com a IBM para ter o apoio necessário para dar as condições necessárias para potencializar o impacto do portal.

A empresa CoronaBr juntou-se ao programa Startup with IBM para ter acesso a mentorias de negócios e recursos técnicos para seguir apoiando a população. Toda a arquitetura foi redesenhada para que o portal ganhe em escalabilidade e estabilidade para suportar os picos de acessos, garantindo a disponibilidade do serviço para os usuários.

O Startup With IBM é um programa global que visa apoiar empreendedores e startups por meio do acesso a infraestrutura e serviços na nuvem pública da IBM, que podem atingir valores de até US$ 120.000 por ano em créditos. Esses créditos podem ser usados para acessar 130 serviços disponíveis na IBM Cloud, incluindo IBM Watson, IBM Blockchain, Analytics e Segurança.

“Quando começou a discussão sobre o risco de o sistema de saúde ficar sobrecarregado, vimos que precisávamos fazer algo, queríamos utilizar a tecnologia e nossa capacidade para auxiliar na solução desse problema. Nesse momento crítico, a ideia foi de agregar, de resolver.”

“Assim nasceu o CoronaBr, que vem ajudando milhares de brasileiros todos os dias com orientação online gratuita que evita idas desnecessárias a uma unidade de saúde”, disse Flávio Machado, co-responsável pela criação do CoronaBr.

Com o ambiente rodando na nuvem pública da IBM, o CoronaBr pode suportar até 184 mil acessos por hora, ou 4,5 milhões de acessos por dia, dando estabilidade ao sistema e alcançando ainda mais pessoas. A plataforma tem a capacidade de suportar ainda mais usuários e crescer, à medida em que os acessos crescem ao longo do dia.

Marcos Paraíso – Executivo de cloud pública da IBM Brasil

“Nosso primeiro interesse foi o de manter o CoronaBr disponível para a população independentemente do grande volume de acessos. Para isso, empregamos a nuvem pública da IBM, o que garantiu a escalabilidade necessária para a aplicação.”

“Isso traz a tranquilidade à equipe do CoronaBr para que possa planejar os próximos passos e a expansão do portal ao mesmo tempo em que conseguem atender aos visitantes do site com segurança e estabilidade”, comenta Marcos Paraíso, executivo de cloud pública da IBM Brasil.

Vaticano se une à IBM e Microsoft para pedir regulamentação de reconhecimento facial

O corre corre das empresas pela busca de soluções em nuvem para garantir a continuidade dos seus negócios

Sobre o CoronaBr

É uma plataforma digital para orientação sobre o novo coronavírus na qual o avatar do Pedro, um enfermeiro virtual, interage com o usuário seguindo um algoritmo, desenvolvido de acordo com as diretrizes médicas mais avançadas e em consonância com as orientações do Ministério da Saúde.

É uma iniciativa da Pixit Soluções Digitais com a Axonn Health Teche com a colaboração do médico infectologista Lucas Chaves. O CoronaBr é uma prestação de serviço social que oferece esclarecimentos de forma gratuita à população sobre como se prevenir e eventualmente se tratar em caso de contágio.

Sobre a IBM Brasil

Somos uma empresa de pessoas que estão transformando o mundo em um lugar melhor para todos, cocriando o futuro das empresas, governos e da sociedade por meio do forte investimento em pesquisa, pelo uso da inteligência artificial e tecnologias disruptivas. Há mais de 100 anos no País, temos impactado a vida de milhões de brasileiros, sempre colocando em primeiro lugar a transparência, segurança, privacidade e confiança dos dados.

Nossa missão é ser protagonista da reinvenção digital das empresas e da sociedade e, para isso, democratizamos o acesso às mais importantes tecnologias, com Watson, blockchain, segurança e IoT, disponíveis na nuvem.

A nuvem pública é capaz de acompanhar o coronavírus?

Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID! ibm

Nosso propósito é atender aos interesses dos nossos leitores, por isso, selecionamos muito bem os artigos e as empresas anunciantes. Conteúdo e anúncios precisam ser relevantes para o mercado da segurança da informação, criptografia e identificação digital. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!

ACESSE O MÍDIA KIT DO CRYPTO ID ibm

contato@cryptoid.com.br  
+55 11 3881 0019