Menu

Últimas notícias

Fique informado

Prescrição Médica é assinada com Certificado Digital – Ouça

06/02/2020

Spotlight

Serviços eletrônicos proporcionam mobilidade, mas estão seguros?

COVI-19 alterou muitos hábitos de indivíduos e empresas em todo o mundo e nunca a tecnologia da informação foi tão importante quanto agora para disponibilizar serviços eletrônicos seguros.

30/03/2020

Em caráter de urgência ITI publica Instrução Normativa nº 2 para validação dos titulares dos certificados digitais por videoconferência

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02, DE 20 DE MARÇO DE 2020 Estabelece os procedimentos de confirmação de cadastro de requerente de certificado digital por meio de videoconferência.

20/03/2020

Diretor-presidente do ITI alerta para a validade de certificados digitais de empresários brasileiros

Marcelo Buz do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI alerta os empresários brasileiros para a validade do certificado digital.

20/03/2020

ICP-Brasil e o cenário da LGPD. Por Marcelo Buz

Agosto de 2020 é o prazo para a entrada em vigor da LGPD, inspirada no Regulamento (UE) 679/2016 do Parlamento Europeu DE 2016.

30/01/2020

Saiba como se adequar à LGPD

Faltando menos de um ano para que a LGPD entre em vigor, ainda existem muitas dúvidas por parte das empresas em relação aos impactos práticos.

07/01/2020

Neste artigo vamos te mostrar os benefícios da Prescrição Médica com Certificado Digital e como ela impacta no meio ambiente e na saúde das clínicas, consultórios e também do governo

Por Certisign

Quem já ficou doente sabe que ter o tratamento certo é essencial para a reversão do quadro. Afinal, identificar a enfermidade é apenas o primeiro passo do processo pelo qual todo paciente passa. Para receber os medicamentos corretos, o profissional de saúde usa a Prescrição Médica, agora esse documento importante pode ser enviado de maneira virtual.

Prescrição Médica com Certificado Digital

Primeiro, vamos entender o que é uma prescrição médica

Prescrever um tratamento é um dos atos mais comuns para os profissionais de saúde, mas diferente do que os pacientes acreditam, a Prescrição Médica é muito mais do que um papel usado para adquirir todos os remédios receitados pelo seu médico.

O profissional precisa:

1.Definir o problema do paciente de acordo com sua análise clínica e com a ajuda de exames complementares,

2.identificar qual é o objetivo do tratamento (tirar a dor, cessar a infecção, melhorar a flora intestinal, entre outros),

3.identificar se é o melhor tratamento para o paciente (se ele é alérgico, se existem remédios genéricos mais em conta, qual a aplicabilidade do tratamento, se será via oral, intravenosa, etc),

4.realizar a prescrição de maneira legível e clara,

5.fornecer todas as informações e recomendações ao paciente na prescrição

6.e, por fim, monitorar o tratamento.

Outros cuidados

Para realizar a prescrição médica é preciso entender o tipo de receita que será dada ao paciente, qual a via de administração, se o remédio é comercial ou genérico, sua posologia, tempo de uso e indicação, assim como os principais efeitos colaterais e advertência (tomar em jejum, não utilizar com medicamentos específicos).

No Brasil, alguns medicamentos são controlados por uma receita especial, que usualmente dizemos que fica “presa” na farmácia. O documento garante o controle de medicamentos fortes que não podem ser usados sem a prescrição médica por causarem efeitos colaterais fortes ou que causam dependência.

Como funciona a prescrição médica com Certificado Digital?

A Prescrição Médica Digital é um documento similar a já usada no Brasil. A diferença é que ela usa a assinatura digital do médico por meio do uso de um Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Dessa maneira o documento se torna mais seguro e ágil tanto para o paciente quanto para o médico. Entre os benefícios estão:

• rastreabilidade da assinatura digital;
• redução no uso de papel;
• impossibilidade de falsificação de carimbo do profissional de saúde;
• evita fraudes;
• armazenamento digital;
• facilidade na hora de comprar o seu medicamento.

Na prática como funciona?

É comum termos dificuldade na hora de ler as prescrição médica. Com o documento digital, a leitura não fica comprometida, o que também evita erros na hora de adquirir o medicamento certo. Também é preciso levar em consideração que com o uso da prescrição médica, o controle feito pelo farmacêutico é mais rápido e ágil.

Prescrição Médica Digital ajuda a combater fraudes

De acordo com dados do Conselho de Farmácia por ano são emitidas mais de 3 bilhões de prescrições médicas. Isso sem contar as fraudes que são deflagradas pela polícia em todo o Brasil. Não há um dado único sobre os valores que a falsificação de receitas, por isso os farmacêuticos precisam sempre estar atentos a essa possibilidade.

O uso da Prescrição Médica com Certificado Digital reduz de maneira brusca essa prática, já que as chaves são únicas e precisam ser lidas por decodificação no sistema das farmácias. Sabe-se também que mesmo que uma falsificação seja realizada, o documento permite que aquela assinatura seja rastreada, já que para tirar o Certificado Digital é preciso ir pessoalmente a uma Autoridade Certificadora com todos os seus documentos em mãos. O que anula as chances de alguém que comete um crime de não ser identificado e julgado.

Fonte: Certisign Explica

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! 

  Explore outros artigos!

X
Pular para a barra de ferramentas