Últimas notícias

Fique informado

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

31 de julho de 2020

Spotlight

A unico adquire CredDefense e consolida liderança no mercado de identidade digital

Com a transação, a IDTech unico expande sua atuação para mercados como locadoras de veículos, logística e propensão à fraude

29 de julho de 2021

O que é o open banking e como ele funciona

Saiba o que vai mudar na vida dos brasileiros com

14 de julho de 2021

Incidente na Kaseya chama a atenção para atrativa maneira em propagar de ataques

O incidente na Kaseya resultou na indisponibilização de ativos de mais de mil empresas no início deste mês.

14 de julho de 2021

Marcelo Fernandes da FICO fala sobre a segunda fase do open banking

Em 15 de julho, os bancos passam a operar com sistemas abertos e clientes terão mais acesso aos serviços financeiros.

8 de julho de 2021

Novo serviço desenvolvido pelo ITI permite consultar certificados digitais emitidos pela ICP-Brasil

Os usuários de Certificados digitais da ICP – Brasil agora contam com mais um serviço, o Meu Certificado, com intuito de facilitar seu o uso

25 de junho de 2021

Conversamos com Carlos Roberto Fortner, diretor presidente do ITI Instituto Nacional de Tecnologia da Informação sobre a primeira CertLive realizada ontem dia 30 de julho de 2020 que recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das Medidas Provisórias nº 951/2020 e nº 983/2020.

A CertLive realizada pelo ITI foi organizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid e segundo Célio Ribeiro seu presidente-executivo e moderador do evento,

Célio Ribeiro | presidente da ABRID – foto de arquivo

” A Certlive de ontem foi um sucesso. O mais importante foi perceber a importância da ICP-Brasil dentro do governo. A participação daquele nível de integrantes do governo, resume isso. Demonstra um governo unido e fortalecido no tema da transformação digital, que tem como peça chave a identificação.

“Por parte da indústria o expresso apoio às medidas em discussão é muito importante. Demonstra o envolvimento e a parceria desejada com o governo. Porém é importante que esse apoio se materialize por ações e adequações. De ambas as partes. Há de se entender o papel de cada um. Mas uma coisa tem que ser entendida – a transformação digital proposta irá acontecer, e é necessário que sejam feitas as adequações e criação de novos modelos de negócios. Me parece ser a grande oportunidade de se alavancar e aumentar muito esse mercado, com modernidade e principalmente, segurança”, conclui o executivo.

Na abertura da CertLive o Ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Braga Netto, destacou a relevância do ITI para o cenário de inovações digitais. “O ITI está inserido na estratégia do governo digital, neste novo cenário de inovação, regulação e provimento de soluções tecnológicas que garantam segurança e confiança digital a documentos e transações eletrônicas”.

O Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Spencer Uebel, pontuou que as Medidas Provisórias nº 951 e nº 983 são essenciais para um país digital, e para o acesso à cidadania.

Dialogando com a ideia, o Secretário Especial de Modernização do Estado, José Ricardo Veiga, destacou que “O Certificado Digital é citado na Estratégia Nacional de Segurança Cibernética” e que “O ITI é peça chave para garantir a certificação para os brasileiros”.

Antonio Carlos de Oliveira Freitas, Assessor Especial de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, também ressaltou a importância do ITI: “Essencial e primordial recurso no que se trata de segurança cibernética e de proteção à privacidade”.

O debate abordou a emissão de certificados digitais por videoconferência, sendo um dos tópicos destacados a partir das novas regras propostas pelas Medidas Provisórias. Para o Secretário-Adjunto da Secretaria de Governo Digital, Ciro Pitangueira de Avelino, “Essa crise potencializou a agenda da transformação digital”. Além de mais acessível, a certificação por videoconferência mostrou-se mais democrática.

O CertForum 2021 é um evento realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid.

A edição conta com patrocínio das empresas Certisign, DINAMO Networks, Fenacom|CD – Certificadora Digital, Kryptus, Online Certificadora, Regula Forensics, Safeweb Autoridade Certificadora, Serasa Experian, Soluti e Valid.

E com o apoio institucional da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB, Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital – ATID e do Portal Crypto ID.

Com informações do ITI

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

Acompanhe a validação por videoconferência da AC Serpro feita pela PRONOVA. Menos de cinco minutos!

Compra do Certificado Digital Certisign sem sair de casa. Ouça

Novidade: processo de videoconferência é ampliado. Ouça

Certificado Digital: Prorrogada a regulamentação da validação por videoconferência

Certificado Digital por videoconferência: esclareça as 15 principais dúvidas sobre este processo. Ouça

Valid Certificadora realiza portabilidade de certificado digital por videoconferência. Ouça

Safeweb oferece renovação de Certificados Digitais através de videoconferência. Ouça

Assista agora como foi a CertLive!

Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID! 

Nosso propósito é atender aos interesses dos nossos leitores, por isso, selecionamos muito bem os artigos e as empresas anunciantes. Conteúdo e anúncios precisam ser relevantes para o mercado da segurança da informação, criptografia e identificação digital. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!

ACESSE O MÍDIA KIT DO CRYPTO ID

contato@cryptoid.com.br   +55 11 3881 0019