Últimas notícias

Fique informado

Presidentes dos bancos brasileiros debatem retomada do crescimento pós-pandemia

29/05/2020

A pandemia em razão do avanço da covid-19 é motivo de incerteza e apreensão na sociedade. Afinal, quando a vida voltará ao “normal”? Ou o que será o que está sendo chamado de “novo normal”?

A expectativa de analistas financeiros é de uma crise global sem precedentes e, no Brasil, soma-se a esse inimigo invisível todo o conflito político, que também pode contribuir para o agravamento da crise econômica.

Como acontece em qualquer crise mundial, o setor financeiro tem papel essencial para liderar a recuperação da economia, sobretudo garantindo empréstimos e crédito a pessoas físicas e jurídicas, mas, ao mesmo tempo, mantendo a preocupação com o risco do aumento da inadimplência.

Os bancos brasileiros têm anunciado uma série de medidas de apoio financeiro diante da piora do risco na economia, o que naturalmente exige um rigor maior no crédito. Mas como o setor está enfrentando a crise e quais são os possíveis caminhos para a retomada do crescimento?

O CIAB Live 2020, edição online e de graça do maior evento de tecnologia da América Latina do setor financeiro, trará em sua abertura um painel com presidentes de grandes bancos brasileiros para debates sobre o momento atual.

Estão confirmados no painel de abertura “O setor bancário brasileiro e a covid-19” Candido Bracher, presidente-executivo do Itaú Unibanco; Octavio de Lazari Junior, diretor-presidente do Bradesco; Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual; e Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil.

Roberto Sallouti, do BTG Pactual; Sérgio Rial, do Santander; Candido Bracher, do Itaú Unibanco; e Octavio de Lazari Junior, do Bradesco – Foto plataforma noomis.

A moderação será de João Borges, porta-voz da FEBRABAN.

O painel de abertura com os presidentes será no dia 23/6, das 10h às 11h30.

O evento será nos dias 23, 24 e 25 de junho, com painéis de manhã e à tarde.

A transmissão é ao vivo e o acesso é gratuito pela plataforma noomis.

Saiba quais são os outros painéis já confirmados

INOVAÇÃO

Os últimos anos do CIAB FEBRABAN foram marcados por importantes inovações em debate, como internet das coisas, big data, blockchain e inteligência artificial, além da crescente relação de bancos tradicionais com fintechs, bem como a evolução das inovações em meios de pagamento.

As novidades sobre os novos rumos da inovação do setor atraíram, na edição 2019, o público recorde de 26 mil visitantes, aumento de 12,6% em relação ao evento anterior.

Neste ano, inevitavelmente o assunto pandemia ganhará o centro dos debates, mas sem deixar de lado as inovações, já que o setor financeiro tem se apoiado ainda mais na tecnologia para manter a qualidade do serviço em tempos de isolamento social.  E no “novo normal” que se desenha para os próximos meses, as inovações seguirão como grandes aliadas das pessoas e instituições.

O QUE ESPERAR NO PÓS-PANDEMIA

Para o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, não será possível crescer o crédito no mesmo ritmo da demanda. O executivo acredita que as perdas de crédito em 2020 serão significativamente maiores do que em 2019. Mas Bracher vê otimismo na união do setor.

“Posso dizer que, em geral, tenho visto uma efusão de solidariedade sem precedentes nesta crise, inclusive no setor bancário”, disse, em entrevista recente à agência Efe.

Lazari projeta que, do ponto de vista do aumento da inadimplência, a projeção é de que esta crise será para os bancos pior que as de 2008 e 2015. No entanto, o executivo lembra que o setor é sólido o suficiente para suportar níveis elevados de inadimplência.

“Quanto tempo faz que não se ouve falar que um banco brasileiro quebrou? Na crise de 2008, não tivemos nenhum problema. Entre 2015 e 2016, na Lava-Jato, os cinco maiores bancos perderam mais de R$ 500 bilhões, nenhum quebrou. Hoje, temos balanços sólidos, só que não sabemos o que vem pela frente”, disse Lazari em entrevista à Veja.

Em relação a investimentos, Sallouti acredita que o perfil dos clientes tenha se tornado mais conservador, mas que os negócios continuam na crise, pois as pessoas precisam ter onde alocar o dinheiro. O banco manteve investimentos no segmento de varejo digital, mas a pandemia fez a instituição atrasar o lançamento do seu novo banco de varejo.

A perspectiva, segundo Salluoti, é de que as operações de conta corrente e cartões sejam lançadas no final do ano ou início de 2021.

Fique ligado na noomis para saber a programação completa e todos os participantes confirmados.

É ao vivo, é aberto, é gratuito, é o CIAB FEBRABAN 365 dias por ano.

Fonte: noomis.febraban

PIX dá outro passo importante rumo ao lançamento em novembro

DINAMO NETWORKS fecha parceria com a FIRST TECH para vendas da solução SPI de pagamento instantâneo PIX. Ouça

23jun(jun 23)09:0025(jun 25)18:00CIAB Live 2020, edição onlineA transmissão é ao vivo e o acesso é gratuito pela plataforma noomis!09:00 - 18:00 (25) São Paulo FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos