Últimas notícias

Fique informado

Primeira reunião aberta online sobre Diploma Digital da UFSC. Assista aqui se você perdeu.

19/03/2020

Assista acima a 1ª Reunião online que ocorreu dia 19 de março de 2020 às 14h

Após atender diversas Universidades públicas e privadas com dúvidas quanto a implementação do Diploma Digital em suas instituições, decidiu concentrar o atendimento de forma coletiva por meio de uma reunião aberta online gratuitamente.

A proposta é ajudar outras instituições a entenderem como funciona a nota técnica em conformidade com as portarias do MEC.

O uso de Certificação Digital na Universidade Federal de Santa Catarina foi instituída e disciplinada pela Portaria Normativa 276/2019/GR, de 18 de setembro de 2019.

Uma das atribuições da Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre – CCD é gerir os Certificados Digitais na UFSC, emitidos na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

O Grupo de Trabalho para implementação do Diploma Digital na Universidade Federal de Santa Catarina, criado pela Portaria nº 182/PROGRAD/2019, conta com um grupo interdisciplinar da Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre – CCDSC.

O grupo é vinculado à Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação – SeTIC, do Departamento de Administração Escola – DAE, do Arquivo Central e do Laboratório de Segurança Computacional – LabSEC.

Desde a publicação da Nota Técnica Nº 13/2019/DIFES/SESU/SESU o GT do Diploma Digital tem recebido um grande volume de consultas sobre o tema.

Exemplos de arquivos do Diploma Digital

05/03/2020 18:51 UFSC

Uma demanda que tem surgido com frequência para o nosso grupo na UFSC é quanto a exemplos dos arquivos do diploma digital.

Um problema que sempre encontramos até o momento é que os únicos diplomas que tínhamos emitido eram aqueles que foram emitidos para o teste de exequibilidade de 15/03/2019 e que não podem ser compartilhados em virtude de conter os dados de nossos egressos e titulados.

Pra resolver em partes este problema publicamos aqui três arquivos de exemplo tomando como base o diploma do João Carlos que foi produzido para as campanhas publicitárias do MEC.

O primeiro arquivo é o XML do diplomado antes de ele ser assinado. link1

O segundo arquivo é o RVDD do diploma (aqui os nomes das assinaturas não batem porque usamos o mesmo RVDD produzido para as campanhas publicitárias) link2

O terceiro é o XML do diplomado assinado 3 vezes pelo Prof. Jean Martina. link3

As 3 assinaturas foram feitas para marcar os pontos onde os diplomas devem ser assinados. A primeira assinatura em dadosDiploma marca o lugar que deve ser assinado por todos os representantes da emissora que normalmente assinam o diploma, incluindo a assinatura institucional com certificado e-CNPJ da IES emissora.

A segunda assinatura marca o ponto de assinatura em dadosRegistro das pessoas responsáveis pelo registro assinam. Por fim, a terceira assinatura marca o ponto onde a IES registradora assina com seu e-CNPJ com uma assinatura de arquivamento fechando o arquivo.

  Verificador de Diplomas da UFSC

Envie suas dúvidas sobre Diploma Digital

  Formulário para fazer perguntas sobre o Diploma diretamente para a UFSC

As dúvidas enviadas por este formulário serão analisadas e respondidas pelo Grupo de Trabalho do Diploma Digital na UFSC.

Digital Degree Certificates for Higher Education in Brazil (paper)

Veja outros artigos publicados pelo Crypto ID sobre Diploma Digital