Últimas notícias

Fique informado
Primeiro Portal de Assinaturas com intervenção Notarial | #CartórioDigitalPontoCom

Primeiro Portal de Assinaturas com intervenção Notarial | #CartórioDigitalPontoCom

10/07/2016

Spotlight

Identificar, confiar e conectar. Quantas vezes por dia nos autenticamos?

Controlar credencias de acesso nas organizações é tão difícil quanto

02/12/2020

ONLYOFFICE, plataforma colaborativa, apresenta sua estrutura de segurança de dados

Confira a entrevista na íntegra com Nadya Knyazeva, Gerente de Comunicação da ONLYOFFICE, a plataforma open source que possui mais de sete milhões de usuários no mundo

27/11/2020

Lei da Internet das Coisas segue para sanção presidencial e deve impulsionar o mercado de eIDs

Os equipamentos que utilizam a Internet precisam ser identificados para a autenticação precisa máquina a máquina e, em alguns casos, é primordial estarem blindados contra invasões hackers.

26/11/2020

Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas

Nesta entrevista Dr. Fabiano Menke fala sobre a Lei 14.063 de setembro de 2020 e sobre o Decreto 14.543 de novembro de 2020 sobre os tipos de assinaturas eletrônicas

25/11/2020

A certificação de plataformas de telemedicina para uso da assinatura digital

O uso de certificados digitais para assinatura de documentos clínicos é adotado no Brasil desde a primeira resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2007

25/11/2020

Decreto 14.543/2020 regulamenta o artigo 5º da Lei 14.063/2020

O decreto 14.543/20 define alguns requisitos do artigo 5º Lei 14.063/2020.

16/11/2020

Brasil ganha portal de assinaturas com intervenção notarial

ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital | Brasil ganha

19/07/2016
Cartório Digital | Documentos Eletrônicos Notarizados
ayrton

Ayrton Bernardes Carvalho Filho

Com tecnologia de ponta, o 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre disponibiliza o primeiro portal de assinaturas do país com intervenção notarial que produz documentos eletrônicos notarizados.

Idealizado pelo tabelião substituto do 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre e consultor em Certificação Digital, Ayrton Bernardes Carvalho Filho, o Cartório Digital é uma iniciativa inédita no Brasil.

Ayrton Filho também é mestre em história e por isso tem a convicção de que acompanhar os avanços da tecnologia é o que diferenciará as instituições que se perpetuarão e as que vão simplesmente desaparecer diante da era digital.

Apaixonado por tecnologia, Ayrton Filho atua em Certificação Digital desde o início da ICP-Brasil. Em meados de 2002 ele criou a Autoridade Certificadora DIGITRUST – Uma Autoridade Certificadora que unificaria todos dos cartórios brasileiros para agregar a tecnologia da Certificação Digital aos serviços dos cartórios, mas naquele momento o projeto não teve sequência.  Ayrton então partiu para voo solo e montou uma Autoridade de Registro, vinculada diretamente à Autoridade Certificadora CertiSign, no centro de Porto Alegre com pontos de atendimento no interior do estado do Rio Grande do Sul.  Durante sua atividade a AR ocupou o status de segunda maior Autoridade de Registro em números de certificados digitais ICP-Brasil emitidos no país.

De uns tempos para cá, o Ayrton se dedicou a outras atividades além do Tabelionato e agora volta ao mercado de identificação digital com força total para realizar um sonho de embarcar mais tecnologia nos serviços cartorários visando dar mais agilidade aos serviços prestados a empresas e a população em geral e inserir os cartórios cada vez mais na era digital.

 

O Cartório Digital é a realização de um sonho que depois de muitos anos de estudo e trabalho, consegui unir segurança jurídica e tecnologia”, diz Ayrton Filho.

cart300x250Disponível pelo site Tabelionato.com, a plataforma eletrônica oferece autenticação online de documentos como contratos, procurações, declarações, autorizações, laudos e exames, atestados, perícias, traduções, insumos e logística.

A grande vantagem é, inegavelmente, a praticidade e a agilidade oferecidas pelo serviço.

De qualquer lugar no mundo, os portadores de certificados digitais ICP-Brasil, poderão enviar para o 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, no endereço www.tabelionato.com, contratos, laudos e procurações assinados digitalmente para que sejam notarizados.

O funcionamento é simples: o usuário que precisa de um documento autenticado acessa a página do tabelionato, carrega o documento no sistema e insere seu certificado digital no computador.

No mesmo instante, o tabelião recebe o documento, reconhece a assinatura digital e autentica o documento online com seu certificado digital, que volta para o usuário com uma espécie de “etiqueta digital de autenticação”.

O ato notarial sem papel e sem carimbo, representa o nascimento do “reconhecimento de firmas com autenticação digital”.

Veja como funciona o Cartório Digital.

 

 

A Construção do Cartório Digital

O Cartório Digital é uma parceria entre o 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, Safeweb Autoridade Certificadora e Sky Informática.

A plataforma do Cartório Digital foi desenvolvida em ambiente da Safeweb, Autoridade Certificadora gaúcha credenciada na ICP-Brasil.

A Sky Informática, gigante de tecnologia na área notarial, está acompanhando de perto o projeto e pretende até o final de 2016, realizar a integração de seus softwares para cartórios com o software da Safeweb, permitindo assim que os mais de 500 tabelionatos de notas do Rio Grande do Sul possam ter esta nova ferramenta de trabalho.

Na entrevista que concedeu ao CryptoID Ayrton Filho registrou seu agradecimento especial, dizendo…

Nada disso seria possível se não fosse o apoio dos Diretores da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella e Luiz Carlos Zancanella Junior, bem como dos gerentes Daniel Fabre Afonso (Operacional) e Luciano Shewe (Canais) que acreditaram no projeto desde o início. E ainda, merecem créditos, e estão de parabéns também, pelo empenho, os cientistas Stael Viana, Tialles Zerwes e Rafael Stromdah da Safeweb, e os escreventes Fabiano Barbosa e Marcelo Silva, responsáveis de TI do TABELIONATO.COM

Ayrton Filho já tem uma intensa programação de treinamentos para Cartórios que vão agregar o Cartório Digital  aos seus serviços, primeiramente para os Tabelionatos de Notas de todas as regiões do país. O treinamento se divide entre legislação e técnica. O módulo sobre a legislação aborda aspectos relacionados a atividade do Cartório Digital, por exemplo, o que fundamenta o atendimento via internet dentro da sua jurisdição geográfica, explica o Tabelião. A parte técnica, que é na verdade muito simples, faz o passo a passo do uso do sistema.

É certo que ainda existe insegurança quando usuários de internet recebem documentos eletrônicos, mesmo assinados digitalmente, pois o mercado digital é novo e em determinadas situações não é possível detectar com facilidade os autores de assinaturas digitais e a validade dos documentos eletrônicos. Porém, Cartório é a instituição em que os brasileiros mais confiam. Esse dado se confirma por meio de pesquisas de opinião pública realizadas no Brasil durante anos seguidos. A última foi divulgada no primeiro trimestre de 2016 realizada pelo Instituto Data Folha. Desta forma, acreditamos muito que o Cartório Digital vai ajudar a quebrar muitos paradigmas em relação ao uso de documentos eletrônicos e ajudar muitas outras aplicações deste universo.

Vamos acompanhar as atividades do Cartório Digital e em breve voltaremos ao tema aqui no CRYPTO ID.

Primeiro Tabelionato de Notas de Porto Alegre.
Rua General Andrade Neves, nº 159 – Centro – Porto Alegre/RS – CEP: 90010-210
Fone: (51) 3079-5300 – Email: tabelionato@tabelionato.com – www.tabelionato.com

 

O criador do Cartório Digital, o Tabelião Substituto do 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre Dr. Ayrton Filho, apresentará o Portal de Assinaturas com Intervenção Notarial no WORKSHOP – IDENTIDADE DIGITAL.  Inscreva-se agora!

 

1 comentário até agora

Ir para a discussão
  1. Mas isso não é “chover no molhado”?
    Documentos nato-digitais assinados com certificado digital ICP-Brasil não são equivalentes aos documentos originais assinados em papel com firma reconhecida?

<