Últimas notícias

Fique informado

Quando, afinal, poderemos pagar despesas apenas com o celular?

03/02/2011
Popular em países como o Japão, tecnologia Near Field Communication, ou NFC, ainda engatinha no Ocidente, mas novidades estão a caminho.

 Por IDG News Service 

(Anne B. McDonald)

 

 

 

Assista o Vídeo em Português sobre Near Field Communication – NFC  

 

Clique e assita


 

Em 2006 eu fiquei fascinado e enciumado quando li que os japoneses conseguiam pagar por um refrigerante apenas com o celular. Desde então, eu esperei impacientemente para que este método de pagamento chegasse também a outros países.

Então, recentemente, quando a tecnologia que torna isso possível Near Field Communication (NFC) – começou a ser discutida, confesso que comecei a ficar animado. 

Aquelas pessoas que trabalham em um edifício que exige a apresentação de um cartão de entrada já tem uma ideia de como funciona a tecnologia NFC, já que este cartão possui um circuito integrado com permissões codificadas.

Da mesma forma, o NFC permite a troca de dados a uma distância máxima de cerca de 4 centímetros. Assim, bastaria o usuário aproximar ou encostar o smartphone contra com um leitor e digitar o código PIN para realizar a compra. (Veja o vídeo e descubra como funciona). 


Então, o que há de novo?
 
Um grupo de gigantes da tecnologia divulgou recentemente alguns avisos que me deixaram bastante otimista.

A Nokia, por exemplo, declarou que pretende que todos os seus smartphones lançados em 2011 incluam a tecnologia NFC. Além disso, a Google anunciou que o Android 2.3 inclui também esse recurso.

Nos Estados Unidos, operadoras de telefonia também estão atentas – caso das empresas AT&T, T-Mobile e Verizon que juntas formaram uma joint venture para transformar celulares em verdadeiras “carteiras digitais”, com o sistema que leva o nome de ISIS. 

A Google também está testando a tecnologia NFC, em Portland, nos Estados Unidos (EUA) como parte de sua serviço chamado de HotPot – ferramenta que relaciona locais de acordo com as preferências e gostos dos usuários, analisadas a partir do seu perfil no Gmail e também através das recomendações de seus contatos.

Seu funcionamento é semelhante ao de uma rede social, sendo também agregado ao Google Places.

Leia também

Turquia tem pagamentos via iPhon 

Visa testa sistema de pagamentos na Europa

O NFC Forum, que trabalha para promover o uso do recurso em aparelhos móveis, recentemente, começou um concurso de ideias sobre como utilizar NFC. Um dos participantes comentou que seria interessante se ele utilizasse o NFC e imediatamente recebesse algo como um trailer ou um cupom de desconto. 

Isso pode ser divertido, não é? Mas a má notícia, é que ainda que os dispositivos incluam a tecnologia, será difícil utilizá-la em breve. “A discussão em torno do NFC será muito grande em 2011, mas as operações de fato representarão um volume muito pequeno”, comentou o especialista em mobilidade, Bob Egan. 

Outra empresa pode começar a utilizar o recurso em 2011 é a Apple, que segundo boatos, estaria preparando o NFC em seu iPhone 5.


O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<