Últimas notícias

Fique informado
Coleta biométrica | Renato Martini visita a VALID

Coleta biométrica | Renato Martini visita a VALID

22 de setembro de 2016

 

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Renato Martini e o assessor da presidência do Instituto Eduardo Lacerda conheceram na tarde de ontem, 20 de setembro, os equipamentos e sistemas utilizados pela Autoridade Certificadora Valid no processo de  coleta biométrica.

valid-iti

A ação faz parte de uma série de visitas com o intuito de avaliar e verificar a implementação da coleta biométrica nas Autoridades de Registro da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

A coleta das biometrias faciais e digitais faz parte de uma série de ações com o objetivo de  tornar mais seguro o processo de aquisição do certificado digital. No encontro, foi possível verificar como funcionam as instalações e quais são os procedimentos adotados pelo agente de registro. Para os representantes do ITI, a avaliação foi positiva, os equipamentos são de qualidade e os agentes estão capacitados para fazer todo o processo de forma rápida e segura.

As instalações para coleta biométrica são muito boas, além disso, o agende de registro passa segurança no processo de captura. Dessa forma, o processo de emissão do certificado continua ágil, porém mais seguro. Com a etapa da implementação da coleta superada, estamos na expectativa para o início da troca de informações entre os Prestadores de Serviços Biométricos credenciados. Quando esse processo estiver em funcionamento, teremos um sistema plenamente funcional”, destacou Martini.

Para a agente de registro Lilian Moraes, que já atua no setor de certificação há 5 anos, a implantação da coleta biométrica foi uma das melhores evoluções da ICP-Brasil. Para ela, a novidade trouxe mais segurança e tornou o processo mais conectado com o mundo digital.

Os equipamentos para captura da biometria são de fácil manuseio. A captura é realizada de forma simples, então, nós conseguimos fazer o atendimento em um tempo adequado, semelhante ao do procedimento antigo. Eu acho que o ganho principal é a sensação de segurança que o novo procedimento passa para o cliente e também para nós que estamos emitindo o certificado. Eu me sinto muito mais segura com o novo processo”, afirmou Moraes.

 

As ACs Certisign e Soluti já foram visitadas.

 

Fonte: ITI

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<