Últimas notícias

Fique informado
Nasce a ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital

Nasce a ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital

24/11/2014

No dia 13 de novembro, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, recebeu representantes da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD. A Associação reúne representantes das Autoridades Certificadoras – ACs privadas de primeiro nível da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, salientou a importância do diálogo contínuo entre as ACs e entre outros partícipes da infraestrutura, como as Autoridades de Registro – ARs e Autoridades Certificadoras de segundo nível, para a realização de debates e otimização dos processos em toda a Infraestrutura.

dr.mauricio

Dr. Maurício Coelho

 

“A ANCD é um canal de diálogo entre as ACs e o ITI, um espaço para que possamos tratar de interesses comuns de forma mais coesa”, disse Coelho. Ainda segundo o diretor, o diálogo será mantido e a intenção é que os encontros com a Associação sejam realizados com regularidade.

 

 

A reunião teve como tema principal o fortalecimento do processo de identificação do cidadão que comparece presencialmente para emissão do certificado digital ICP-Brasil.

Propostas, anteriormente apresentadas no Comitê Gestor da ICP-Brasil, foram novamente tratadas, com foco nas que objetivam mitigar possíveis fraudes.

A comunicação de tentativa de fraude, criação da black list e o uso da identificação biométrica foram alguns dos temas debatidos.

“A biometria é uma importante ferramenta que trará mais segurança para o sistema da ICP-Brasil e também para o cidadão, que não correrá o risco de ter um certificado emitido em seu nome de forma errônea”, destacou Coelho.

Maurício Augusto Coelho

Graduado como Engenheiro de Produção com ênfase em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial, Pós-graduado como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública, MBA em Administração de Governo Eletrônico pelo Centro Universitário de Ciências da Administração. Servidor público federal desde 1998, sempre atuando na área de modernização da administração pública, projetando, desenvolvendo e implementando projetos e programas de governo eletrônico na Presidência da República do Brasil e seus órgãos e agências vinculados, além de Ministério da Justiça e Ministério da Fazenda. Antes de ingressar no funcionalismo público, atuou no setor privado como Engenheiro de Sistemas nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Automação Industrial e Comercial. Atualmente, atua como Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI.

Fonte:ITI

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<