Últimas notícias

Fique informado

FaceApp volta com a brincadeira que expõe a privacidade dos participantes

17 de junho de 2020

Spotlight

Comitê Gestor da ICP-Brasil aprova emissão primária por videoconferência

A aprovação cria o amparo jurídico necessário para a edição da Instrução Normativa que regulamentará e viabilizará o processo operacional da emissão primária de Certificados Digitais através de videoconferência.

22 de janeiro de 2021

Veja o que diz Miguel Martins da AET Europe sobre gerenciamento de eIDS

Como traçar a estratégia de IAM para sua organização? Confira o que diz a AET Europe, líder global em gerenciamento de identidades.

19 de janeiro de 2021

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Reconhecimento facial com analise da pele é a novidade apresentada pela empresa trinamiX,

A empresa de software alemã, chamada trinamiX, ​​que criou uma um novo conceito de tecnologia que escaneia e detecta a pele, e é capaz de distinguir entre a pele real e, por exemplo, a plástica.

20 de fevereiro de 2020

Reconhecimento facial pode ser usado para falsificar identidades, alerta pesquisador da Kaspersky

No último final de semana, o FaceApp voltou a bombar nas redes sociais após a liberação do filtro “mudança de gênero”. A novidade gerou até a hashtag “faceappchallenge” e recebeu centenas de milhares de compartilhamentos no Facebook e no Instagram.

Com isso, também retornaram os questionamentos sobre a segurança do app de reconhecimento facial e os riscos do compartilhamento dessas informações para a privacidade.

Fabio Assolini, Senior Security Research da Kaspersky

Fabio Assolini, Senior Security Research da Kaspersky

De acordo com o analista sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, o app não possui nenhum item malicioso.

No entanto, pelo fato de o reconhecimento facial ser uma tecnologia usada principalmente para a autenticação de senhas, o usuário deve ter bastante cuidado ao compartilhar sua imagem com terceiros.

“Temos de entender essas novas maneiras de autenticação como senhas, já que qualquer sistema de reconhecimento facial disponível a todos pode acabar sendo usado tanto para o bem quanto para o mal”, alerta o especialista da Kaspersky.

Segundo Assolini, por utilizar Inteligência Artificial para fazer as modificações, a companhia dona do app pode vender essas fotos para empresas desse tipo.

“Além disso, é preciso ter consciência que esses dados estão armazenados em servidores de terceiros, e que também podem ser roubados por cibercriminosos e utilizados para a falsificação de identidades”, acrescenta.

Por isso, o analista recomenda que, caso queiram entrar na brincadeira, os usuários fiquem atentos sobre a segurança do app e baixá-lo apenas de lojas oficiais.

Ele também reitera a importância da leitura dos termos de privacidade de todos os apps para entender quais informações são solicitadas. “Mais de 60% dos brasileiros não leem esses termos e esquecem de pensar sobre como seus dados podem ser utilizados”, conclui.

Dicas para baixar apps com segurança

•Tenha certeza de que o aplicativo é de confiança e está nas lojas oficiais;

•Leia os termos de privacidade para entender que informações são solicitadas;

•Entenda o reconhecimento facial como uma senha – não saia utilizando em todos os lugares;

•Sempre verifique quais permissões são solicitadas, como login associado à uma conta existente em determinada rede social.

Fonte: Kaspersky Daily

O que está por trás dos recentes movimentos de IBM, Amazon e Microsoft sobre reconhecimento facial?

O futuro digital da Europa. Em Bruxelas a UE debate reconhecimento facial, Custódia de Dados e Inteligência Artificial

Reconhecimento facial com analise da pele é a novidade apresentada pela empresa trinamiX

Fique por dentro das novidades em identificação digital aqui no Crypto ID!

  Explore outros artigos!