Últimas notícias

Fique informado
A revolução do marketing digital através do Blockchain

A revolução do marketing digital através do Blockchain

23 de fevereiro de 2018

Spotlight

PL 317/21: Plenário aprova criação do Governo Digital

O PL 317/2021, conhecido como o do Governo Digital segue agora para sanção presidencial.

26 de fevereiro de 2021

Qual é o valor legal de uma assinatura eletrônica?

No passado, muitas pessoas relutavam em usar documentos ou assinatura eletrônica, questionando sua validade legal e a capacidade de usá-los como evidência ​​em processos judiciais ou demais contextos jurídicos

25 de fevereiro de 2021

Diretor da Digicert fala sobre os megavazamentos no Brasil e as novas relações de confiança na internet

Segundo Dean Coclin , “Os consumidores devem agora olhar além da fechadura para verificar se o site é autêntico”.

24 de fevereiro de 2021

Assinatura Eletrônica nos contratos e em outros atos jurídicos

“A assinatura eletrônica decorrente de certificados emitidos no âmbito do ICP-Brasil é eficaz para qualquer ato jurídico por força do art. 10 da MP 2.200-2/2001”

23 de fevereiro de 2021

Mergulhando e Navegando no Submundo da Deep Web

Deep Web (dark web, deepnet, invisible net, undernet, ou hidden web) refere-se a qualquer rede fechada que compreende um grupo privado de pessoas, que querem se comunicar.

25 de julho de 2016

Mobile realmente “first”: quando seu crush é o celular

Talvez apenas nos contos mais sombrios de Philip K. Dick poderíamos imaginar que um dia um dispositivo eletrônico tomaria lugar dos relacionamentos humanos. Por Eliezer Silveira Filho

24 de março de 2018

O blockchain é uma das tecnologias que já começam a dar sinais do impacto que terão no futuro do marketing

O marketing é dinâmico e impactado por mudanças o tempo inteiro. As tecnologias existem para apoiar as estratégias diante das constantes mudanças no consumidor

Eliezer Silveira Filho

Eliezer Silveira Filho (*)

Oriunda do mundo financeiro, a tecnologia da “cadeia de blocos” não se aplica apenas às finanças. Ela pode ser utilizada em qualquer processo de validação de dados. De forma geral, o blockchain é uma rede descentralizada, onde as transações entre os indivíduos só são concluídas mediante consenso. Esse processo de validação fica registrado numa corrente histórica, com as transações anteriores, que não podem ser alteradas.

No universo da publicidade on-line, quase metade do tráfego é gerado, atualmente, por bots. As empresas gastam enormes quantidades de dinheiro para gerar mais tráfego e alcançar o público-alvo. Mas o método atual não garante necessariamente conversões de vendas.

Esse cenário pode mudar conectando as empresas ao seu público-alvo diretamente. Essa tecnologia anula totalmente a necessidade de intermediários no meio do processo. Os maiores mediadores de compra e venda de mídia são o Google e o Facebook e os valores de investimento que eles cobram inflam gastos e impactam os custos de mídia. Além disso, eles auditam os anúncios, o que gera desconfiança quanto à performance dos anúncios vendidos. O anunciante tem dificuldade em confirmar as estatísticas dessa performance.

Com o blockchain, quando um usuário procura informações específicas na internet, eles podem selecionar a quantidade de dados que eles querem que sejam revelados aos anunciantes. Nesse caso, ao contrário de outros serviços de marketing, o usuário será compensado pelos seus dados. O usuário pode “vender seus dados” diretamente ao anunciante.

Em resumo, o blockchain pode transformar os anúncios on-line, ampliando a transparência, oferecendo ao consumidor liberdade de compartilhar seus dados. Dessa forma, terminamos com os intermediários e estabelecemos uma maior confiança de que os anúncios estão sendo realmente consumidos por usuários reais.
O conceito de blockchain pode gerar uma grande disrupção no mundo, inclusive na área de marketing. O mundo dos anúncios já passou por diversas transformações, mas acredito que nada se compara ao que acontecerá com a ampliação desta tecnologia. A revolução se dará por meio da construção dessas redes de confiança. Pois confiança é a verdadeira alma do negócio.

(*) Eliezer Silveira Filho é CMO da Stefanini para a América Latina

Mobile realmente “first”: quando seu crush é o celular – Por Eliezer Silveira Filho

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<