Últimas notícias

Fique informado
Rio Info 2019 comemora resultados, com número recorde de participantes

Rio Info 2019 comemora resultados, com número recorde de participantes

18/09/2019

Referência em tecnologia, evento teve mais de 200 atividades e 4 mil inscritos

Principal evento nacional dedicado à Tecnologia da Informação realizado anualmente no Rio de Janeiro, a edição 2019 do Rio Info teve número recorde de inscritos: mais de 4 mil empresários, empreendedores, executivos, profissionais, estudantes, acadêmicos e especialistas estiveram reunidos nos últimos dias 16 e 17 de setembro para trocar experiências, se atualizar e principalmente gerar oportunidades de negócios.

Ao longo de dois dias de intensa programação, com mais de 60 painéis, 180 palestrantes, 200 atividades, seis sessões de Negócios, Salão da Inovação e centro de exposição. O evento aconteceu no Centro de Convenções Sulamérica.

O coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, comemorou os resultados: “O papel do Rio Info é exatamente este: agregar pessoas e disseminar conhecimento e negócios. Enfim, contribuir para que o Rio volte a ser a capital do conhecimento e da inovação”.

Entre os principais temas de destaque, as palestras abordaram a relação da tecnologia com os meios de Justiça e direito, Saúde, RH, Educação e Turismo, entre outros. A diversidade, a segurança digital, revolução das startups, comércio eletrônico, e o empreendedorismo geek também tiveram espaço na programação.

O Salão da Inovação promoveu integração entre investidores, mentores, empreendedores, academia e governo. Histórias de sucesso foram apresentadas no painel Empreendedores suas histórias e experiências.

O NVIDIA AI Conference foi um dos ambientes mais movimentados, levando temas como inteligência artificial e computação de alta performance. As palestras abordaram formas diferentes e inovadoras para ampliar o conhecimento dos participantes.

Acelerada pela OBr.global, uma das aceleradoras internacionais mais importantes do país, a TRIA foi lançada oficialmente no Rio Info,  no painel dedicado à saúde “Health Tech”.

O aplicativo de e-Health usa a tecnologia (blockchain e inteligência artificial) para aproximar médicos e pacientes e facilitar a distribuição eletrônica de exames e laudos médicos em clínicas e laboratórios que não tenham essa tecnologia. A startup tem a missão de colocar o paciente como ponto central e facilitar o fluxo de informações no complexo sistema de saúde. “A TRIA é uma aplicação que vem para ajudar na comunicação entre médicos, pacientes e diferentes Instituições de Saúde”, destaca Annalídia de Moraes, Diretora Executiva da Startup.

O meio acadêmico também esteve presente. Unicarioca teve uma série de palestras sobre segurança digital.

ECOA PUC-Rio abordou a Cultura Digital na visão de CIOs.

O ECOA é uma iniciativa multidisciplinar da PUC-Rio que promove ações educacionais inovadoras, ecoando conhecimento e cultura de forma digital, através da Internet, com propósito de transformar a vida de pessoas e a realidade de empresas.  

Comandado por Maria Torres, líder do Comitê de Educação do grupo Mulheres do Brasil, o painel “Inserção de Mulheres na Tecnologia” foi inteiramente dedicado a discutir a presença da mulher no setor.

“Nosso objetivo é a envolver sociedade civil, governos, empresas e organizações em ações que estimulem a participação e o protagonismo feminino em áreas estratégicas de nossa sociedade”, explica Andrea Cunha de Carvalho, líder do Núcleo Rio de Janeiro do Grupo Mulheres do Brasil. O Cloud Girls, grupo que proporciona às suas participantes a possibilidade de aperfeiçoamento, recolocação e networking, também esteve presente.

Pela primeira vez em seus 17 anos de realização, o Rio Info teve um espaço inteiramente dedicado aos desafios da área de Recursos Humanos, organizado pelo grupo parceiro RH+. Uma série de palestras de profissionais do setor tentou responder a perguntas como: “O que é necessário fazer para fortalecer organizações?”, “Será que as organizações estão prontas para mudar no ritmo em que o mercado está mudando?”, “Qual o principal papel dos profissionais de RH e quais as ferramentas já disponíveis?”.