Michael Brow fala dobre o futuro da Segurança da Informação em seu discurso quinta-feira na Conferência RSA 2016 em San Francisco durante a palestra com o título: Peek into the Future: The Security Operations Center of 2020
As empresas de um modo geral têm ultrapassado as quatro paredes se tratando de tecnologia, e a indústria de segurança tem que seguir o mesmo caminho se espera desenvolver um bem-sucedido centro de operações de segurança para o futuro, disse o CEO da Symantec, Michael Brow.
[blockquote style=”2″]O mundo hiper-conectado muda a nossa forma de trabalhar, viver e jogar e se nós podemos criar um mundo mais seguro ao mesmo tempo, então esse mundo tem o potencial para ser verdadeiramente surpreendente.”[/blockquote]
Com o advento da nuvem, a IoT, Internet das Coisas e uma cadeia de fornecimento crescente a proteção do perímetro tradicional do passado está interligado. Com isso surge um campo de ataque muito ampliado que exige uma nova abordagem à segurança no futuro, disse ele.
[blockquote style=”2″]Eu acho que isso requer uma abordagem completamente nova para a segurança, onde precisamos ter uma visão mais holística e pensar sobre todo o ecossistema e como nós trabalharemos melhor para resguardar ambientes seguros”, disse Brown.[/blockquote]
Para a Internet das Coisas, a abordagem holística significa que teremos mais informações de inteligência compartilhadas e a nuvem provoca mais desafios para a abordagem de segurança tradicional.
Samir Kapuria, vice-presidente sênior e gerente geral Cyber Security Services da Symantec, disse que a nuvem em particular, também mudou a forma como a segurança é orquestrada, dando aos profissionais de operações de segurança uma vantagem para mudar funções mais rápido do que nunca.
Os fornecedores da cadeia de suprimentos também têm provado um desafio à fronteira da tecnologia. Isso foi visto, por exemplo, no caso em que o JPMorgan foi vítima de violações por hackers que vieram por meio de fornecedores terceirizados.
Segundo Brown as brechas deixadas por fornecedores causam vulnerabilidades às empresas e isso será muito mais explorado pelos hackers nos próximos cinco anos.
Essa afirmação foi apoiada por outros executivos de segurança que acompanhava Brown no painel da RSA.
No entanto, uma abordagem mais holística para tecnologias emergentes não significa necessariamente que novas soluções precisem ser desenvolvidas pela indústria de segurança. As empresas devem estudar suas vulnerabilidades, gerenciar e integrar as soluções corretas para garantir segurança à seus ambientes.
[blockquote style=”2″]Nós temos um ecossistema agressor…. Eu acho que o papel do centro de operações de segurança de 2020 é a interseção entre os ecossistemas de negócios e segurança”, disse Kapuria.[/blockquote]
Assista a Palestra de Michael Brow | Peek into the Future: The Security Operations Center of 2020
[ot-video][/ot-video]
Veja a cobertura completa a RSA 2016 | CryptoID
RSA 2016 |The Cryptographers’ Panel
RSA 2016 | Ghassan Dreibi fala ao CryptoID sobre a participação da CISCO no evento
RSA 2016 | CEO da Symantec Michael Brow fala sobre Segurança Holística
RSA 2016 | O que Google, Microsoft e Adobe pensam sobre privacidade?
RSAC 2016 | Keynote Speakers Talk Apple, Encryption and the FBI