Já reparou que, ao digitar alguma palavra no Google para encontrar qualquer coisa, seja um produto, seja informação, você acaba clicando no primeiro resultado?
Pois é. Para estar nesse lugar privilegiado, as empresas investem em SEO – Search Engine Optimization –, técnica que faz com que as páginas apareçam entre os primeiros lugares em sites de busca – o que torna a marca ainda mais conhecida e, consequentemente, aumenta a receita, se o negócio for focado em vendas.
Aplicar a técnica do SEO consiste em um trabalho estratégico, com o objetivo de otimizar as páginas de um determinado site a partir das palavras-chaves mais relevantes para o negócio. Assim, essa técnica torna o site mais “amigável” para os sites de buscas, como o Google, que detém cerca de 95% dos acessos de pesquisa no mundo, segundo o site Seomarketing.
Certificado e confiança
Porém, é importante destacar que uma boa escolha de palavras não é o suficiente para que o site seja bem ranqueado. Na verdade, são vários os parâmetros que os portais de busca levam em conta para ranquear uma página, e a presença do Certificado TLS – SSL é um deles.
“O próprio Google já anunciou que a classificação dos sites que possuem Certificado SSL sobem nos resultados de busca. Isso porque o algoritmo das ferramentas de busca prioriza ambientes seguros, e o SSL garante isso por meio da criptografia de dados”, comenta Leonardo Gonçalves, diretor comercial da Certisign.
Selo de Segurança
Os sites protegidos por um Certificado SSL contêm a letra “S” no prefixo HTTPS e uma imagem de um cadeado no navegador. Além disso, no final da página é possível encontrar um Selo de Segurança, como o Site Seguro, que varia de acordo com a empresa fornecedora do SSL. Portanto, quanto mais confiável for a empresa provedora do Certificado SSL – e quanto mais divulgado for esse selo –, maior poderá ser seu volume de vendas.
No entanto, é importante ponderar que não adianta apenas estampar qualquer Selo de Segurança na página. “Há várias empresas que comercializam o Certificado SSL – existem alguns gratuitos, inclusive –, mas nem todas são sinônimos de confiança para os internautas.
Ou seja: a loja virtual pode ter um SSL que concede o direto de usar, por exemplo, um Selo de Segurança de uma empresa não reconhecida. E aí, o cliente pode não confiar”, acrescenta o executivo.
Como escolher a Autoridade Certificadora emissora do SSL
Antes de contratar a empresa que irá fornecer o Certificado SSL, Gonçalves dá algumas dicas:
– faça uma pesquisa nos grandes e-commerces e veja o Selo de Segurança que eles estampam em suas plataformas;
– pense que, quando o assunto é Certificado SSL, o foco tem que ser no custo-benefício. O preço não pode ser fator de decisão. Lembre-se: você está fazendo um investimento e o retorno será em forma de vendas, fidelização do cliente e a expansão do seu negócio.
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