Últimas notícias

Fique informado

Saiba o que é a “Estratégia de Governo Digital”. Ouça

03/06/2020

Spotlight

Guia do NIST sobre como recuperar arquivos perdidos por ransomware e por outros ataques de integridade de dados

Recuperação de ransomware e outros eventos destrutivos pode ajudar as organizações.

28/09/2020

Resolução possibilita reuniões do Comitê Gestor da ICP-Brasil por Videoconferência

Com a Resolução n° 176, de 21 de setembro de 2020, do CG da ICP-Brasil, ficam estabelecidos o prazo de 3 dias úteis para a convocação e a deliberação devendo ocorrer em seguida ao encerramento da Plenária por videoconferência.

28/09/2020

A sanção da Lei 14.063 de 2020, segundo agência Senado.

A nova lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica em comunicações com entes públicos e em questões de saúde: simples e avançada.

25/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

Serasa Experian anuncia novas lives no Instagram para orientar os empreendedores. Ouça

Para ajudar na saúde financeira dos negócios, programação de maio

11/05/2020

Uma das mais recentes novidades na legislação referente à certificação digital foi a publicação, dia 29 de abril, de um decreto instituindo a Estratégia de Governo Digital para o País no período de 2020 a 2022

Por Serasa Experian

A norma estabelece, entre outras questões, que o governo deverá “disponibilizar identidade digital ao cidadão, com expectativa de emissão de quarenta milhões até 2022”.

Na prática, isso quer dizer que o poder público irá desenvolver esforços para estimular o uso da Certificação Digital. Permitindo, assim, que cada vez mais operações em diversos segmentos sejam realizadas por meio dessa tecnologia, com total segurança, praticidade e validade jurídica.

Objetivos

O documento é dividido em um total de 18 objetivos, todos atrelados a um maior uso da tecnologia nas diversas áreas de atuação governamental, como forma de promover uma maior efetividade nos serviços públicos.

No objetivo 12 (identidade digital ao cidadão) que trata justamente da Certificação Digital, a norma também prevê um maior estímulo ao uso da biometria. A princípio, a meta é prover 2 milhões de validações biométricas mensais para serviços públicos federais até o final deste ano.

LGPD

Nos outros objetivos do documento, são abordados temas como a utilização de Inteligência Artificial (AI) — como forma de melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão. Além da adoção de uma rede com base em recursos blockchain e a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Em síntese, nesse item específico, a meta é estabelecer um método de adequação dos órgãos públicos aos requisitos dessa lei ainda em 2020 e, ao mesmo tempo, criar uma plataforma de gestão da privacidade dos dados cidadãos também em 2020.

Fonte: Serasa Experian Certificado Digital

Live da Serasa Experian discute uso de dados e machine learning no combate à COVID-19 e outras doenças. Ouça

Dicas do Crypto ID: certificado digital para trabalho remoto com Fabiano Leite da Serasa Experian

Certificado Digital facilita a vida do consumidor na hora de resgatar o valor da Nota Fiscal Paulista. Ouça

Acompanhe mais do governo digital e muito mais navegando pelo Crypto ID!

  Explore outros artigos! ] i