Últimas notícias

Fique informado

Secretaria de Economia já utiliza plataforma Governo Digital

4 de junho de 2020

Spotlight

Philip R. Zimmermann apresenta o 3º episódio AET Security Topics: Quantum Key Distribution

Philip R. Zimmermann, um dos maiores criptógrafos, apresenta uma nova webserie. Não perca o 1º episódio! Com legenda em português!

15 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

A condição paradoxal do hacktivismo

O início dos anos 2000 foi marcado pela formação do movimento Anonymous e por ataques relevantes, classificados como hacktivistas.

1 de setembro de 2021

CertForum 2021: Fórum Mundial de Assinatura Digital

Como parte integrante do CertForum, será realizado o Fórum Mundial de Assinatura Digital, com o objetivo de ampliar o debate do uso da assinatura digital.

1 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

Publicado DECRETO Nº 10.278 que trata dos requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados

A Digitalização dos documentos públicos ou privados que seguem os requisitos, dão aos documentos digitalizados os mesmos efeitos legais dos documentos originais. Entenda!

19 de março de 2020

Outros órgãos do GDF têm até 6 de julho para indicar os atendimentos que serão inseridos no portal federal

A Secretaria de Economia concluiu, no fim de maio, a inserção de todos os serviços virtuais do órgão na plataforma Governo Digital. São 510 serviços para pessoas físicas e jurídicas, a exemplo da emissão de guias de pagamento de impostos e de consulta à situação fiscal.

Para se cadastrar no Governo Digital, é necessário informar nome completo, documento de identidade, CPF, e-mail e telefone celular. O cadastro também pode ser feito usando dados de internet banking de alguns bancos, reconhecimento facial (pelo aplicativo) ou certificado digital do usuário. O login único já pode ser utilizado para acesso ao aplicativo e-GDF.

Os serviços cadastrados pela Secretaria de Economia na plataforma Governo Digital são organizados em quatro categorias, conforme o perfil do usuário: cidadão, empresa, outros contribuintes e governo/parceiros. Seguem disponíveis os outros canais digitais do órgão, como o site da secretaria e o aplicativo Economia DF..

Transformação digital

A integração dos serviços virtuais é parte da Política de Governança Digital em órgãos e entidades da administração pública distrital, instituída pelo Decreto nº 40.253, de novembro de 2019. Naquele mês, o GDF aderiu à Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br) e se comprometeu a incluir os serviços on-line na plataforma.

O processo vem sendo desenvolvido, desde então, pelo Comitê de Transformação Digital, sob a coordenação da Secretaria de Economia. Mais de 30 subcomitês foram criados nas secretarias, autarquias e empresas do GDF para efetivar a integração digital. Os subcomitês têm até 6 de julho para entregar seus planos digitais, detalhando nas respectivas cartas de serviços quais atendimentos já são dessa forma e podem ser integrados e quais podem ser transformados em digitais e inseridos na plataforma.

Nesses planos também serão definidos os prazos para a inclusão dos serviços virtuais no Governo Digital. Os objetivos de todo esse processo são reduzir o número de endereços eletrônicos, tornando mais fácil a busca pelos serviços públicos locais e federais, bem coo melhorar a prestação de serviços à sociedade e modernizar o Estado, aumentando a eficiência e reduzindo custos.

* Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Agência Brasília

Saiba o que é a “Estratégia de Governo Digital”. Ouça

Estratégia de Governo Digital incentiva e amplia o uso do certificado digital

Brasil lança sua Estratégia de Governo Digital para 2020 a 2022

Acompanhe as novidas e tendências que vem contextualizando a transformação digital do Brasil!
  Explore outros artigos! ] i