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Secretaria de Economia já utiliza plataforma Governo Digital

04/06/2020

Spotlight

Leia o Parecer de Plenário sobre a MP 983/20 e diversos artigos e entrevistas

Leia também outros artigos e entrevistas sobre a MP 983 2020 publicados pelo Portal Crypto ID

12/08/2020

Câmara aprova MP 983 2020 que amplia uso de assinatura eletrônica

Todos os sistemas que utilizam assinatura eletrônica precisarão se adaptar às novas regras da MP983/2020 até o dia 1º de julho de 2021.

12/08/2020

Como gerenciar seus certificados TLS sob as novas regras do Google?

Em 01 de setembro de 2020, os principais navegadores passam a bloquear certificados TLS que têm um período superior a 398 dias.

10/08/2020

Quatro motivos para investir na autenticação de múltiplos fatores com Inteligência Artificial

Uma maneira de resolver problemas de acessos de usuários é aplicar sistemas de autenticação de múltiplos fatores, como a autenticação condicional.

10/08/2020

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

Publicado DECRETO Nº 10.278 que trata dos requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados

A Digitalização dos documentos públicos ou privados que seguem os requisitos, dão aos documentos digitalizados os mesmos efeitos legais dos documentos originais. Entenda!

19/03/2020

Outros órgãos do GDF têm até 6 de julho para indicar os atendimentos que serão inseridos no portal federal

A Secretaria de Economia concluiu, no fim de maio, a inserção de todos os serviços virtuais do órgão na plataforma Governo Digital. São 510 serviços para pessoas físicas e jurídicas, a exemplo da emissão de guias de pagamento de impostos e de consulta à situação fiscal.

Para se cadastrar no Governo Digital, é necessário informar nome completo, documento de identidade, CPF, e-mail e telefone celular. O cadastro também pode ser feito usando dados de internet banking de alguns bancos, reconhecimento facial (pelo aplicativo) ou certificado digital do usuário. O login único já pode ser utilizado para acesso ao aplicativo e-GDF.

Os serviços cadastrados pela Secretaria de Economia na plataforma Governo Digital são organizados em quatro categorias, conforme o perfil do usuário: cidadão, empresa, outros contribuintes e governo/parceiros. Seguem disponíveis os outros canais digitais do órgão, como o site da secretaria e o aplicativo Economia DF..

Transformação digital

A integração dos serviços virtuais é parte da Política de Governança Digital em órgãos e entidades da administração pública distrital, instituída pelo Decreto nº 40.253, de novembro de 2019. Naquele mês, o GDF aderiu à Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br) e se comprometeu a incluir os serviços on-line na plataforma.

O processo vem sendo desenvolvido, desde então, pelo Comitê de Transformação Digital, sob a coordenação da Secretaria de Economia. Mais de 30 subcomitês foram criados nas secretarias, autarquias e empresas do GDF para efetivar a integração digital. Os subcomitês têm até 6 de julho para entregar seus planos digitais, detalhando nas respectivas cartas de serviços quais atendimentos já são dessa forma e podem ser integrados e quais podem ser transformados em digitais e inseridos na plataforma.

Nesses planos também serão definidos os prazos para a inclusão dos serviços virtuais no Governo Digital. Os objetivos de todo esse processo são reduzir o número de endereços eletrônicos, tornando mais fácil a busca pelos serviços públicos locais e federais, bem coo melhorar a prestação de serviços à sociedade e modernizar o Estado, aumentando a eficiência e reduzindo custos.

* Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Agência Brasília

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