Iniciativa atendeu às solicitações de milhares de empresas que ficaram com poucas alternativas de emissores de Nota Fiscal Eletrônica
O Fisco Paulista anunciou que a Sefaz-SP, responsável pelo desenvolvimento e atualização do Emissor Gratuito de NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico), interromperia a manutenção do programa, representando o fim de uma opção oficial gratuita para emitir estes documentos. A boa notícia é que o emissor gratuito de Nota Fiscal Eletrônica da Sefaz não terá mais seu fim em 2017. O órgão do Maranhão assumiu as responsabilidades e disponibilizou o software para download.
A razão da Sefaz-SP pelo fim do programa é que grande parte dos contribuintes havia deixado de utilizar o emissor gratuito e optado por soluções próprias ou personalizadas. Com isso, o órgão entendeu que não teria mais por que seguir atualizando o software.
O órgão maranhense, através de seu Corpo Técnico de Tecnologia da Informação (COTEC), informou recentemente que passou a cuidar do programa e atualizá-lo a cada nova Nota Técnica da NF-e emitida pelo ENCAT, grupo responsável por decisões do documento fiscal. O software continuará podendo ser usado em todos os estados do país, como já permitia a versão paulista.
O usuário pode fazer download do aplicativo de teste para validação dos diversos comandos e menus do programa atualizado pelo Estado do Maranhão (confira aqui).
A Sefaz também disponibilizou um manual que orienta os contribuintes a adicionarem o Emissor NF-e e CT-e na lista de Exceções de Sites. Essas orientações são necessárias para que o aplicativo seja executado no computador (veja aqui).
Fonte: SERASA