Últimas notícias

Fique informado
Educação | Segurança da informação como disciplina obrigatória nas escolas

Educação | Segurança da informação como disciplina obrigatória nas escolas

06/04/2016

Spotlight

Guia do NIST sobre como recuperar arquivos perdidos por ransomware e por outros ataques de integridade de dados

Recuperação de ransomware e outros eventos destrutivos pode ajudar as organizações.

28/09/2020

Resolução possibilita reuniões do Comitê Gestor da ICP-Brasil por Videoconferência

Com a Resolução n° 176, de 21 de setembro de 2020, do CG da ICP-Brasil, ficam estabelecidos o prazo de 3 dias úteis para a convocação e a deliberação devendo ocorrer em seguida ao encerramento da Plenária por videoconferência.

28/09/2020

A sanção da Lei 14.063 de 2020, segundo agência Senado.

A nova lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica em comunicações com entes públicos e em questões de saúde: simples e avançada.

25/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

Certificação Digital – Curso ID PLUS – 20 Junho de 2016 em São Paulo

 Curso sobre Certificação Digital do CryptoID  |  São Paulo O

04/04/2016

Seja qual for o problema ou desafio a ser enfrentado em qualquer área que seja, você ouvirá a seguinte resposta: A educação é a melhor solução!

Por ROBERTO

E isso não pode ser considerada apenas mais uma “frase feita”  ou um dito popular, pois creio que há um consenso de que sem educação, não poderemos resolver nossos problemas, sejam eles quais forem.

Então por quê ainda os princípios básicos, os fundamentos da Segurança da Informação são ignorados ou negligenciados pelas pessoas nas rotinas diárias no âmbito profissional e até pessoal?

 

Um dos problemas que influencia neste tipo de comportamento é a dificuldade que as pessoas possuem em segregar a Segurança da Informação com a Tecnologia da Informação.

Para muitas, todas as respostas de seus problemas de segurança estão na aquisição de Tecnologia, de soluções de softwares milagrosas e equipamentos robustos, que parecem realizar a mesma função de um Leão de Chácara, só que no meio virtual.

Essa iniciativa de incluir o tema Segurança da Informação nas escolas foi comentada pelo Coordenador Geral do Núcleo de Credenciamento de Segurança da Casa Militar da Presidência da República, João Rufino Sales durante o Seminário Políticas Públicas & Negócios e é fundamental para reduzir os índices de incidentes e fraudes que crescem ano a ano aqui no Brasil, inclusive dentro das organizações.

Se começarmos a orientar devidamente as crianças sobre os diversos riscos aos quais elas e seus familiares estão expostas, obviamente essa bagagem de conhecimento será levada para o âmbito profissional, quando estas mesmas crianças entrarem no mercado de trabalho.

De acordo com Rufino, o Governo já estaria negociando com o Ministério da Educação a inclusão da disciplina denominada Segurança da Informação e Segurança Cibernética para alunos da rede pública de ensino, o que seria um passo importantíssimo para a mudança cultural da população e dos futuros profissionais.

Ele ainda destacou que a “Tecnologia não é o único ponto importante da Segurança da Informação. Ela é importante. Mas não é única. É preciso capacitação e mudança de processo. Sem isso, não há segurança”.

Vamos aguardar e torcer que tal iniciativa seja adotada e que isso também auxilie na sensibilização de administradores de empresas quanto aos riscos que a falta de treinamentos em Segurança da Informação pode causar dentro de suas organizações.

Male pupil in elementary school computer class

Male pupil in elementary school computer class

Fontes consultadas pelo autor:  Canaltech / Convergência Digital

Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<