Últimas notícias

Fique informado

Segurança da Informação nos setores Atacadista e Varejo

11/04/2018

Dia 17 de abril, será realizado em São Paulo a segunda edição do ERP Summit’18 –  considerado o principal evento do mercado de software de gestão empresarial do Brasil, com o tema “O Software a Serviço da Gestão” os organizadores esperam receber um público de 3 mil profissionais e empresários.

A Soluti, empresa especializada em tecnologia de Segurança da Informação e Certificação Digital, participará do ERP Summit’18  e  então conversamos com Júlio Mendes – Diretor Comercial da Soluti – sobre essa participação para entendermos a aplicação da tecnologia da Certificação Digital nesse setor.

Julio Mendes – Diretor Comercial da Soluti

Crypto ID: Júlio, como você vê a participação da Soluti no mercado varejista brasileiro?

Júlio Mendes: Todos os segmentos de mercado foram afetados com a recente crise econômica brasileira, no entanto segundo dados do IBGE, entre 2005 e 2012, o crescimento médio anual do mercado de varejo foi de 7,9%. Com a retomada da estabilidade da economia brasileira, o varejo já vinha conquistando um crescente número de novos clientes, principalmente vindos das classes C e D, e é um grande mercado para as empresas de tecnologia como a Soluti.

Somando-se ao aquecimento da economia e a necessidade das empresas se prepararem para a onda da Transformação Digital, Indústria 4.0 etc., o varejo vive a crescente necessidade de investimentos em novos processos de negócios, para que estes permitam o setor acompanhar as novas necessidades dos consumidores e trazer melhores resultados operacionais. A Soluti, como uma empresa de inovação em tecnologia de Segurança da Informação e Certificação Digital, não poderia estar longe desse importante setor.

Crypto ID: Dentro do setor de varejo, quais são as verticais que você considera mais representativa para a Soluti e, principalmente, para a Certificação Digital?

Júlio Mendes: Na verdade não considero que haja prioridade entre as diferentes verticais na oferta das soluções que desenvolvemos na Soluti. Todas as verticais, mais do que nunca, precisam repensar seus processos de negócios onde controle dos dados, mobilidade e disponibilidade dos serviços são fundamentais para se manter no mercado. E, quando pensamos em mobilidade relacionada à internet, estamos falando de transações e relacionamentos comerciais de forma eletrônica em que exigem confidencialidade, integridade, autenticidade e não repúdio.

O que ocorre na verdade é que algumas verticais precisaram se organizar tecnologicamente antes das outras. Por exemplo:  a gestão de dados no setor de saúde é um fator crítico pelo fato das organizações de saúde serem alvos priorizados pelos cibercriminosos. Atualmente, ocorreram muitos ataques, muitos roubos e a comercialização de dados dos pacientes para distintos fins sem falar nas paralisações de atendimento para obtenção de pagamento de resgate. Com todo esse caos instaurado, as organizações de saúde, em todo o mundo, não tem como adiar os investimentos necessários na criação de novos processos com a aplicação de tecnologias de sigilo das informações e sistemas de autenticação fortes. É uma questão de sobrevivência do setor, ou investem em tecnologia de segurança ou saem do mercado!

Crypto ID:  Você então, praticamente, acaba de eleger sua principal vertical.

Júlio Mendes: De forma alguma. Apenas utilizei o setor de Saúde como exemplo. Sem dúvida este setor é um dos mais amadurecido em termos de segurança da informação, mas outros setores estão tão expostos quanto o setor de Saúde, principalmente, se levarmos em conta o Regulamento Geral de Proteção de Dados (General Data Protection Regulation – GDPR) que passa a vigorar mundialmente, em 25 de maio de 2018.

Crypto ID: Porque as empresas de varejo brasileiras precisam estar em conformidade com essa regulamentação europeia e quais são as soluções que a Soluti oferece a direcionada a GDPR?

Júlio Mendes: Toda a regulamentação gira em torno da proteção de dados dos indivíduos europeus em qualquer parte do mundo.  Além das multas impostas, asseguradas pelos acordos internacionais entre os países, a empresa que expuser os dados dos europeus pode ser banida comercialmente da União Europeia. Isso é crítico para qualquer setor da economia, mas para o varejo pode significar grande perda de mercado.

Respondendo a segunda parte da pergunta, a Soluti oferece produtos e soluções para proteção dos dados como os certificados SSL para criptografia de servidores web, certificados ICP-Brasil para autenticação e assinatura digital de pessoas físicas e jurídicas, soluções completas de assinatura de documentos eletrônicos, assinatura e criptografia de e-mails e guarda de chaves criptográficas nas nuvens. Alem destas temos outras soluções que estão sendo estudadas pela nossa equipe de inovação.

Crypto ID: Quais são os desafios da equipe de inovação?

Júlio Mendes: Bom, para começar, essa equipe é totalmente afastada da operação. Eles ficam fisicamente em nossa sede em Goiânia, mas não atuam no dia a dia da Cia.  Essa unidade é ligada diretamente ao nosso CEO e co-fundador Vinícius Souza e dirigida pelo Reinaldo Borges também co-fundadores da Soluti que fará sua palestra no ERP Summit, dia 17 de abril.

A unidade de inovação tem como norte a simplificação do uso das identidades digitais das pessoas, das empresas e das coisas e também são orientados a pensar incessantemente na utilização dos Certificados Digitais para que as pessoas usufruam dessa tecnologia de forma imperceptível.

 Crypto ID: Vocês estão trazendo alguma solução especial para as empresas de ERP, para os segmentos atacadista e varejo? 

Júlio Mendes: Uma das novidades que vamos apresentar no ERP Summit’18 é o Dinamo Pocket. Um dispositivo que armazena até 200 Certificado Digitais. Está é uma solução que traz muitos benefícios para empresas na gestão dos Certificados Digitais dos clientes e permite a mobilidade para acesso e uso dos Certificados, de forma simultânea, aos usuários de sistemas contábeis/fiscais e aos próprios titulares dos Certificados. As grandes organizações possuem HSM – Hardware Security Module – que é um dispositivo de criptografia baseado em hardware, fisicamente seguro e resistente à violação porém, os HSMs  utilizados pelas grandes empresas são de alta capacidade. O Dinamo Poket foi desenvolvido para atender comunidades que armazenam até 200 Certificados Digitais, por dispositivo e a empresa pode adquirir o hardware ou contratar em forma de serviço.

Crypto ID: O Dinamo Pocket então seria um HSM de pequeno porte e foi pensado para atender médias empresas?

Júlio Mendes: Sim, o conceito é esse mesmo. O Dinamo Pocket tem as mesmas funcionalidades básicas de um HSM de grande porte, mas não está restrito as médias empresas. Até mesmo para grandes empresas essa solução é adequada. O Dinamo Pocket dá autonomia aos gestores dos Certificados Digitais mesmos em grandes organizações.

Complementando a pergunta anterior, além do Dinamo Pocket, também vamos apresentar, durante o evento, as soluções que já estão rodando nos setores financeiro, jurídico, saúde, indústria e comércio porque todos tratam, basicamente, de autenticação forte, identificação digital, armazenamento de dados criptografados, soluções de assinatura em dispositivos utilizando o armazenamento em nuvem e o S.Deal,  uma solução desenvolvida para empresas de ERPs (Enterprise Resource Planning). Durante o evento, interessados poderão adquirir a tecnologia que permite a emissão de vouchers para revenda de certificados digitais. Com isso, os clientes finais das ERPs podem apresentar o comprovante de compra em uma das unidades da Soluti para validação.

Para a Soluti, a participação no ERP Summit’18 é valiosa porque vamos ter oportunidade de ouvir esse mercado para entender suas necessidades e com isso poderemos pensar em soluções disruptivas e inovadoras para contribuir com a entrada desse segmento na indústria 4.0, sempre pensando em interoperabilidade, segurança e agilidade.

De tudo para todos, de forma segura e com total mobilidade!

 

17abr09:0019:00ERP Summit'18 - Evento do setor de tecnologia e gestãoO maior evento do Brasil sobre Software e Gestão09:00 - 19:00 São Paulo EXPO Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - Pavilhão Azul

 

 

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

Seus dados serão preservadosSeu e-mail não será publicado. Seus dados não serão compartilhados com terceiros.