Últimas notícias

Fique informado

Serpro divulga que CRLV Digital agora pode ser compartilhado

04/12/2018

CRLV digital agora pode ser compartilhado

Nova funcionalidade desenvolvida pelo Serpro permite utilização do mesmo documento do veículo por diferentes usuários de forma segura e eficiente

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) agora possui uma nova funcionalidade que permite a utilização do mesmo documento veicular por mais de uma pessoa.

O compartilhamento é possível entre usuários que já possuem instalada a Carteira Digital Eletrônica (CDT), aplicativo desenvolveu pelo Serpro para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que reúne o CRLV e a CNH digitais. No momento, são permitidos até cinco compartilhamentos simultâneos, mas existe previsão de aumentar esse número para, no futuro, atender proprietários de grandes frotas de veículos.

Para compartilhar o CRLV, basta inserir o CPF de quem deve receber o documento. Essa pessoa recebe uma mensagem eletrônica para manifestar se aceita ou não o compartilhamento. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só clicar na opção cancelar. “O pai ou a mãe, por exemplo, pode emprestar o carro para o filho, compartilhar o CRLV e, depois, excluir o compartilhamento. Tudo com uma simples operação no celular”, explica Glória Guimarães, diretora-presidente do Serpro.

No aplicativo, o proprietário do veículo tem acesso a um ambiente de gestão para visualizar todos os compartilhamentos realizados, podendo manter ou excluir os documentos a qualquer tempo. Quem recebe o CRLV não consegue exportar ou compartilhar o documento do veículo, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito.

Segurança

A versão digital do CRLV traz todas as informações do documento impresso. Até o momento, cerca de 25 mil CRLV digitais já foram emitidos para proprietários de veículos dos estados do Ceará, Rondônia, Goiás e do Distrito Federal. A segurança do usuário é protegida por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. Já a autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção da CRLV Digital é 100% online, não sendo necessário que o proprietário compareça ao Detran de seu estado.

A exigência é, apenas, que o pagamento do licenciamento do veículo de 2018 esteja em dia.

Como obter

Quem já possui instalado o aplicativo CNH Digital não precisa realizar o download da Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo será atualizado de forma automaticamente para a CDT, desde que a opção de atualização automática para o aplicativo esteja selecionada no dispositivo móvel. Para ter acesso ao CRLV Digital, o usuário deverá informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Os que ainda não possuem a CNH Digital podem fazer o download gratuito do aplicativo CDT, nas lojas Google Play e App Store, e fazer o cadastro no próprio aplicativo para ter acesso ao CRLV Digital.