A instituição é pioneira nos estudos e experimentos sobre a utilização da tecnologia, aplicada a smartphones
No Banco do Brasil, os experimentos e estudos sobre a utilização da tecnologia NFC em dispositivos móveis começaram há alguns anos, em meados de 2011.
Em 2014, já era possível realizar transferências financeiras utilizando NFC – Near Field Communication, no BB Mobile Banking. O cliente BB passou a ter a opção de realizar transferências entre contas sem a necessidade de digitar quaisquer dados, uma vez que as informações passaram a ser capturadas e transferidas via NFC. A partir de então, basta que dois clientes aproximem seus smartphones Android com NFC e a comunicação é estabelecida automaticamente, sem necessidade de configurações adicionais.
Em março de 2015, o Banco do Brasil lançou a mais inédita das soluções no mercado bancário: o pagamento de compras em lojas físicas por aproximação de um smartphone com tecnologia NFC a um terminal de pagamento, que pode ser feito na função débito ou crédito, por meio de cartões virtuais de várias bandeiras, nos moldes de uma compra com um cartão físico tradicional.
[blockquote style=”2″]Estamos inserindo o conceito de cartão virtual embarcado em dispositivos moveis. O cliente pode utilizar cartões Ourocard de mais de uma bandeira e realizar operações de débito e de crédito com seu celular, sem ter que tirar o cartão físico do bolso”, afirma Gustavo Fosse, Gerente Geral de Engenharia e Construção de TI do BB. [/blockquote]
O estabelecimento comercial deve utilizar uma máquina habilitada com a tecnologia NFC e o cliente realiza suas compras nos mesmos moldes do cartão plástico tradicional. Assim que o lojista informar os valores e formas de pagamento, o cliente aproxima seu celular com o cartão escolhido ao POS e realiza a operação via NFC. Hoje, mais de 85% das máquinas de venda estão aptas a realizar transações utilizando NFC.
Caso o cliente não possua smartphone, o Banco também disponibiliza cartões físicos da bandeira Visa com tecnologia NFC, cujo procedimento é idêntico ao realizado com o smartphone. Para transações acima de R$50,00 é necessário a impostação de senha.
[blockquote style=”2″]Para Rogério Panca, Diretor de Meios de Pagamento da Instituição, “queremos cada vez mais ampliar a oferta de soluções inovadoras e modernas aos nossos clientes, dentro do conceito de Banco Digital, no momento de pagar suas compras. O pagamento por aproximação com uso de um celular com NFC faz parte da nossa estratégia de oferecer mais comodidade, conveniência e simplicidade nas transações de nossos clientes, com toda a segurança.”[/blockquote]
Um aspecto interessante a ser destacado é a segurança deste tipo de transação. O cartão apresentado no visor do celular é mascarado para que as informações não sejam visualizadas por terceiros. No momento da transação é utilizada a tecnologia de Tokenização, ou seja, o número do cartão é substituído por outro número aleatório, chamado de token, com validade somente para aquela transação. Com este tipo de tecnologia a transação torna-se mais segura, não expondo o número do cartão original.
Identificação Digital no autoatendimento: soluções diferenciadas para os clientes
Os bancos tem buscado oferecer aos seus diversos segmentos de clientes, acesso fácil, rápido e seguro em todos os seus canais de atendimento. Neste cenário, o Banco do Brasil desenvolveu um terminal conceito de autoatendimento, denominado Bio – 001. Nele, o cliente é reconhecido pela biometria facial e suas transações são autenticadas pelas biometria da íris e voz.
A biometria multimodal disponível no Bio – 001 agrega segurança no relacionamento do Banco do Brasil com seus clientes, proporcionando-lhes um atendimento mais ágil e cômodo, uma vez que não se faz necessário o uso de cartões e a impostação de senhas.
Encontra-se em desenvolvimento um lote destes terminais, que serão disponibilizados aos clientes em locais estratégicos, onde será possível apurar com maior precisão o potencial dessas tecnologias.
O Bio – 001 também disponibiliza ao cliente três formas de interação. Além do tradicional toque na tela, o cliente pode selecionar as opções do menu mediante comando por voz, falando as palavras disponíveis em cada ícone, como saldo, extrato e limites. A terceira opção permite que o cliente selecione as opções pelo olhar, quando câmeras especiais fazem o rastreamento do direcionamento da retina.
Ainda sobre a biometria digital, clientes Banco do Brasil podem acessar a conta pelo smartphone mediante leitura da digital.
O BB Mobile Banking também oferece o “Ache Fácil”, que utiliza o comando por voz. O cliente busca a transação desejada, por meio de comando por voz, ou pelo preenchimento de um campo de pesquisa.
Tal como ocorreu em 2009, quando o Banco do Brasil foi pioneiro ao disponibilizar aos seus clientes um terminal de autoatendimento para cadeirantes, 6 anos antes desse recurso se tornar obrigatório pela Norma ABNT 15.250, o Bio – 001 permite que pessoas com limitação física, permanente ou provisória, tenham autonomia na gestão dos seus recursos pelo autoatendimento.
Saque BB: Prático, rápido, fácil e moderno
Além das opções tradicionais disponíveis nos terminais de autoatendimento, o BB também proporciona aos seus clientes experiências diferenciadas, como o Saque Sem, o Saque Móvel e o Basta Eu.
O Saque Sem foi lançado em 2010 e era uma solução inédita no mundo naquela época. Ao acessar a conta pelos canais existentes, é disponibilizado um token, que qualquer pessoa pode utilizar para sacar até R$ 300,00 nos terminais de autoatendimento, sem cartão ou senha, apenas inserindo o referido código.
O Saque Móvel, por sua vez, permite ao cliente antecipar os procedimentos tradicionalmente realizados diante do terminal de autoatendimento. Diante do terminal, basta abrir o aplicativo do BB pelo celular, tocar no ícone correspondente no terminal e efetuar a leitura do QRCode do terminal com o celular para efetuar o saque, dispensando o uso do cartão e a impostação de senha, contribuindo para o índice de disponibilidade do terminal, fazendo com que o cliente permaneça menos tempo diante do terminal.
Lançado em 2015, o Basta Eu permite que o cliente realize saques e consulte saldos e extratos, mediante leitura da biometria digital, após digitação da sua agência e conta, dispensando o uso de cartões e a digitação de senhas.
Em todas as opções, o Banco do Brasil proporciona aos seus clientes uma nova experiência, com mais agilidade, comodidade, autonomia e, acima de tudo, segurança.
Fonte: Entrevista | Banco do Brasil
Foto ilustrativa