A autenticidade da CNH digital é garantida e comprovada pela assinatura eletrônica do emissor do documento eletrônico produzida por um Certificado Digital ICP-Brasil
No ato da leitura a aplicação confirma a assinatura digital feita no arquivo que carrega o QR Code conferindo autenticidade e irrefutabilidade ao documento eletrônico.
A Soluti, empresa especializada em tecnologia de Identificação Digital e Certificação Digital, desenvolveu em 2016, uma solução muito semelhante a que é utilizada na CNH Digital, é o S-DNA. Soluti Digital Network Attribute.
A solução cria pela Soluti tem como característica reunir informações a tudo que pode ser catalogado. São informações pertencentes a um indivíduo, empresa ou produto.
O QR Code que dá acesso as informações é assinado por um certificado digital – da entidade que afere a autenticidade das informações – e é atrelado a um certificado de atributo que, no caso, pode pertencer à produtos, animais, acervos, projetos e a pessoas. Seria um crachá eletrônico onde é atribuído um ou mais atributos do portador e é exatamente o mesmo conceito utilizado na CNH Digital.
Simplificando, o S-DNA é um recurso de comunicação de dados, que compila informações para acesso à terceiros, via QR Code lido por uma câmera de um smartphone de forma fácil e acessível, evitando fraudes.
Saiba mais sobre a Solução S.DNA neste artigo publicado pelo Crypto ID em janeiro de 2017. Identidade digital 2017 | Soluti mira em conectividade, mobilidade e Internet das Coisas
Como obter a CNH-e
Confira na matéria publicada no Crypto ID em 22/03 – Detran.SP disponibiliza CNH Digital e envio grátis do documento impresso
Facilidades da certificação digital para solicitação da CNH-e
O certificado digital é a identidade eletrônica que já é utilizada por muitos brasileiros, pessoa física. O que é assinado por um certificado digital ICP- Brasil tem validade legal equivalente a assinatura manuscrita de próprio punho.
O certificado Digital ICP-Brasil pode ser utilizado para a solicitação da CNH-e pela internet eliminando a necessidade do titular ter que comparecer ao Detran de sua cidade para fazer a solicitação pessoalmente. Basta conferir no site do Detran esta facilidade.
Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti, lembra que o processo de emissão da CNH-e é posterior ao da emissão da carteira física.
“Você precisa passar por todo o processo de emissão da carteira física, para depois solicitar a emissão da versão eletrônica”, explica. Mas para quem já possui em sua carteira com o QR Code, basta solicitar a CNH digital.
Assista agora o vídeo do Portal Olhar Digital no qual Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti fala sobre a tecnologia que apoia a CNH Digital.
[ot-video] [/ot-video]