Últimas notícias

Fique informado

[Ouça] – Soluti fala sobre a tecnologia que apoia a CNH Digital

23/03/2018

Spotlight

A sanção da Lei 14.063 de 2020, segundo agência Senado.

A nova lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica em comunicações com entes públicos e em questões de saúde: simples e avançada.

25/09/2020

Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira – LGPD começa a valer

Começa a valer nesta sexta 18 de setembro de 2020 conforme o texto aprovado pelo Senado .

18/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

Como solicitar a CNH-e e em quais estados já está disponível o Documento Eletrônico

O Certificado Digital é uma das mais confiáveis tecnologias de identificação e assinatura no meio eletrônico, garantindo a autenticidade das informações. É utilizado para assinar o QR Code que carrega os dados dos motoristas no documento eletrônico CNH Digital.

23/03/2018

Detran.SP disponibiliza CNH Digital e envio grátis do documento impresso

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) tem duas novidades para o condutor paulista em relação à sua Carteira Nacional de Habilitação: a CNH Digital e o envio gratuito do documento impresso pelos Correios.

22/03/2018

CNH digital já tem 40 mil usuários

Apesar de já serem capazes de fazer a emissão, alguns Detrans estão ainda organizando o atendimento e decidindo se vão ou não cobrar pela CNH digital.

22/02/2018

Presidente do Serpro fala sobre Certificação Digital, CNH Digital, Blockchain, Apps e outros projetos

O Serpro, em breve, vai lançar o projeto Neo ID. Que é Certificação Digital em nuvem e que pode ser acessada por meio de aplicativo.

30/10/2017

Identidade digital 2017 | Soluti mira em conectividade, mobilidade e Internet das Coisas

Após nos consolidar como autoridade certificadora, nós da Soluti, estamos

18/01/2017

A autenticidade da CNH digital é garantida e comprovada pela assinatura eletrônica do emissor do documento eletrônico produzida por um Certificado Digital ICP-Brasil

 

No ato da leitura a aplicação confirma a assinatura digital feita no arquivo que carrega o QR Code conferindo autenticidade e irrefutabilidade ao documento eletrônico.

A Soluti, empresa especializada em tecnologia de Identificação Digital e Certificação Digital, desenvolveu em 2016, uma solução muito semelhante a que é utilizada na  CNH Digital, é o S-DNA. Soluti Digital Network Attribute.

A solução cria pela Soluti tem como característica reunir informações a tudo que pode ser catalogado. São informações pertencentes a um indivíduo, empresa ou produto.

O QR Code que dá acesso as informações é assinado por um certificado digital – da entidade que afere a autenticidade das informações – e é atrelado a um certificado de atributo que, no caso, pode pertencer à produtos, animais, acervos, projetos e a pessoas. Seria um crachá eletrônico onde é atribuído um ou mais atributos do portador e é exatamente o mesmo conceito utilizado na CNH Digital.

Simplificando, o S-DNA é um recurso de comunicação de dados, que compila informações para acesso à terceiros, via QR Code lido por uma câmera de um smartphone de forma fácil e acessível, evitando fraudes.

 

Saiba mais sobre a Solução S.DNA neste artigo publicado pelo Crypto ID em janeiro de 2017. Identidade digital 2017 | Soluti mira em conectividade, mobilidade e Internet das Coisas

 

 

Como obter a CNH-e

Confira na matéria publicada no Crypto ID em 22/03  – Detran.SP disponibiliza CNH Digital e envio grátis do documento impresso

 

Lucas Vieira – Gerente de Produtos da Soluti

Facilidades da certificação digital para solicitação da CNH-e

O certificado digital é a identidade eletrônica que já é utilizada por muitos brasileiros, pessoa física. O  que é assinado por um certificado digital  ICP- Brasil tem validade legal equivalente a assinatura manuscrita de próprio punho. 

O certificado Digital ICP-Brasil pode ser utilizado para a solicitação da CNH-e pela internet eliminando a necessidade do titular ter que comparecer ao Detran de sua cidade para fazer a solicitação pessoalmente. Basta conferir no site do Detran esta facilidade.

Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti, lembra que o processo de emissão da CNH-e é posterior ao da emissão da carteira física.

“Você precisa passar por todo o processo de emissão da carteira física, para depois solicitar a emissão da versão eletrônica”, explica. Mas para quem já possui em sua carteira com o QR Code, basta solicitar a CNH digital.

 

 

Assista agora o vídeo do Portal Olhar Digital no qual Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti fala sobre a tecnologia que apoia a CNH Digital.

 

 

 

 

 

 

Dra. Glória Guimarães | Diretora presidente do Serpro

 

 

Presidente do Serpro fala sobre Certificação Digital, CNH Digital, Blockchain, Apps e outros projetos

 

  Leia outros artigos sobre a CNH Digital!
CNH

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<