A identificação digital é uma tendência global e uma realidade no Brasil. Em 2017, o governo disponibilizou a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, hoje chamada de Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Em 2018, foi a vez do Documento Nacional de Identidade (DNI). Agora, em 2019, o Serpro acaba de lançar o ProID, uma solução que moderniza as carteiras de identidade e funcionais, transferindo para um aplicativo de celular os tradicionais documentos em papel ou plástico.
A inovação é voltada para conselhos de classe e suas respectivas seccionais, como CRM (Medicina), e CAU (Arquitetura e Urbanismo), por exemplo, e órgãos públicos que possuem emissão de documentos próprios, como Ministério Público, Defensorias Públicas, Tribunais de Justiça, Agências Reguladoras e Polícias (Civil, Militar e Federal), entre outros.
Assim como a CDT e o DNI, os documentos emitidos por meio do ProID têm fé pública em todo território nacional, pois contam com QR Codes criptografados para verificação de autenticidade.
Essa verificação pode ser feita facilmente a partir de outro aplicativo desenvolvido pelo Serpro, o Vio, que atesta a autenticidade da carteira digital mesmo se não houver conexão com a internet no momento.
Mais que uma simples identificação
Além de oferecer a possibilidade de emissão de um documento digital mais seguro contra fraudes, o ProID estabelece um novo canal de comunicação direto entre a instituição e seus servidores ou filiados.
Por meio do aplicativo, o órgão público ou conselho profissional pode enviar notificações e mensagens individualizadas, ou em massa.
Reduz também a burocracia na hora da renovação ou atualização cadastral dos profissionais, facilitando a gestão destes dados.
Outra vantagem importante da solução é a possibilidade de bloqueio do acesso à identidade no aplicativo, em caso de suspensão do exercício profissional ou de vencimento do documento.
Esse recurso garante uma maior proteção contra profissionais não autorizados para o exercício de atividades específicas, reguladas por lei. Melhora também o fluxo de fiscalização, já que praticamente impede o uso de documentação vencida, falsa ou adulterada.
Certificação Digital
A próxima evolução no ProID, em estudo pelo Serpro, é a incorporação da tecnologia de certificação digital em nuvem ao documento.
Quando implementada, o usuário poderá ter, a um só tempo, uma carteira profissional eletrônica e um certificado digital NeoID, utilizado para dar validade jurídica a transações realizadas digitalmente. Essa funcionalidade pode ser bastante útil para advogados em relacionamento com tribunais, por exemplo.
Para saber mais sobre a solução, suas funcionalidades, potencialidades e formas de contratação, acesse página do ProID no portal do Serpro.
Fonte: Serpro