Tecnologia oferece apoio a indústrias de diferentes setores que precisaram adaptar funções a partir do distanciamento social e falta de mão de obra
Em decorrência das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que ocorresse o distanciamento social, de maneira a diminuir a propagação do Covid-19, organizações do mundo inteiro precisaram adaptar jornadas e até mesmo funções inteiras de trabalho.
Indústrias do mundo todo reduziram quadros de funcionários e adaptaram jornadas de profissionais essenciais que precisam atuar in loco. Entretanto, com a capacitação técnica muito específica em diferentes setores, um único profissional não conseguiria resolver todos os problemas de manutenção de um grande equipamento, por exemplo, ou um processo industrial complexo.
A tecnologia deve ajudar nesse momento, tanto quanto ajuda profissionais a trabalharem remotamente. No caso das indústrias, profissionais técnicos capacitados podem auxiliar na manutenção de máquinas e equipamentos industriais a partir da Realidade Aumentada (RA). A solução da PTC, chamada Vuforia Chalk, é uma das tecnologias disponíveis no mercado para esse fim.
O Vuforia Chalk é uma ferramenta de tecnologia de colaboração e comunicação desenvolvida para que especialistas de uma organização forneçam assistência em tempo real a técnicos que enfrentam desafios complexos ou desconhecidos em campo. O sistema sobrepõe elementos virtuais em uma peça física de equipamento, informando ao técnico o que ele deve fazer, qual ferramenta usar ou que peça inspecionar.
Técnicos e especialistas podem desenhar anotações digitais em uma tela ou desktop móvel que se atenha com precisão às características físicas 3D objetos, permitindo ao especialista guiar o técnico através de um processo, passo a passo. Com anotações mais precisas, especialistas gastam menos tempo resolvendo problemas, aumentando a produtividade operacional e a eficiência.
Segundo reportagem da Emag Direct Industry, a PTC ofereceu gratuitamente o Vuforia Chalk durante o surto de coronavírus para permitir que as empresas industriais continuassem a realizar suas atividades.
“Estamos tornando nossa solução de AR Vuforia Chalk livre para empresas por pelo menos três meses para ajudar no distanciamento social. As empresas não precisam enviar um técnico para o local, porque é possível fazer as verificações de segurança de uma fábrica a partir de um local remoto usando RA.”
“Há algum tempo, as pessoas diziam que eles analisariam a realidade aumentada. Mas, considerando a situação de hoje, agora estão perguntando como podem aplicar essa tecnologia”, disse à Emag a Diretora de Estratégia da PTC, Kathleen Mitford.
RA suporta fabricação de ventiladores
A PTC também tem outra solução de RA que está auxiliando indústrias durante o coronavírus. Vuforia Expert Capture capacita funcionários da linha de frente para realizar seus trabalhos com procedimentos facilmente visíveis usando um fone de ouvido, com mãos livres, habilitado para RA e vestível, com o Microsoft Hololens ou RealWear HMT-1.
A PTC está envolvida no Ventilator Challenge UK, um consórcio de 14 empresas industriais de vários setores, como aeroespacial e automotivo, que foram chamados para produzir ventiladores médicos para o Reino Unido, entre eles GKN, McLaren, Ralls Royce, Thales, Meggitt e a fabricante de equipamentos médicos Smiths Group.
A maioria dessas empresas não produz tradicionalmente dispositivos médicos, de forma que o consórcio utilizará o Expert C da PTC para capturar os processos cruciais de montagem envolvidos na construção de sistemas de ventilação do Smiths Group, segundo a reportagem.
Os dados serão transferidos para os parceiros do consórcio para que eles possam começar a fabricar os ventiladores em suas próprias fábricas.
Para Kathleen Mitford a solução com realidade aumentada auxilia as empresas sem expertise na produção de dispositivos médicos a aumentar a produção, ainda que não tenham trabalhadores suficientes treinados.
Como a tecnologia do Vuforia Expert Capture funciona
O software usa três tecnologias diferentes habilitadas para RA para criar orientações sobre RA específicas do local, incluindo Vuforia Capture, Vuforia Editor e Vuforia View. Um especialista usa o Hololens ou o RealWear para registrar o procedimento a ser realizado com o software Vuforia Capture baixado no dispositivo vestível.
Depois, um criador de conteúdo usa o Vuforia Editor, um software de edição, para editar, modificar ou adicionar ao procedimento capturado e depois o publica.
Assim, um novo colaborador ou outro funcionário usa um dispositivo Hololens, RealWear, telefone celular ou tablet com o software Vuforia View baixado para executar o procedimento capturado, reproduzindo passo a passo as instruções salvas no dispositivo com o auxílio da Realidade Aumentada.
O trabalhador qualificado, ou especialista no assunto, pode usar comandos controlados por voz ou gesto para tirar fotos ou adicionar marcadores durante o procedimento gravado.
Os marcadores permitiriam que o editor se concentre nas partes destacadas do procedimento e adicionasse conteúdo adicional, como uma imagem parada, um arquivo CAD 3D ou links para outros recursos disponíveis no conteúdo existente da organização.
Fonte: CIO
Leia mais artigos sobre tecnologia e saúde do Crypto ID!
Aspectos jurídicos sobre os desafios da flexibilização da Telemedicina diante da crise da Covid-19
Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID!
Nosso propósito é atender os interesses dos nossos leitores, por isso, selecionamos muito bem os artigos e as empresas que anunciam no Crypto ID. Conteúdo e anúncios precisam ser relevantes para o mercado da segurança da informação, criptografia e identificação digital. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!