Últimas notícias

Fique informado
Tecnologia e aplicativos mobile ofertam soluções para a gestão pública – CONIP 2015

Tecnologia e aplicativos mobile ofertam soluções para a gestão pública – CONIP 2015

03/08/2015
Impulsão da internet banda larga e do uso de smartphones são ferramentas para cidades mais conectadas

Em meio à era da internet das coisas, da banda larga e dos mais de 150 milhões de smartphones existentes no Brasil, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a evolução em direção às cidades inteligentes já se mostra um movimento irreversível. Além de auxiliar a gestão pública, as inovações tecnológicas concentram e beneficiam os cidadãos, contribuindo na solução de problemas pertinentes nas grandes cidades, como segurança e mobilidade.

Enquanto algumas cidades já contam com exemplos práticos, como o aplicativo antidengue, na cidade de Águas de São Pedro, e o desenvolvido para controle de diabetes, em Campinas, ambos em São Paulo, outras tendências se mostram cada vez mais eficientes para no exercício da cidadania.

O pagamento de taxas e a emissão de documentos via dispositivos móveis, por exemplo, são realidades cada vez mais próximas e que já fazem parte da agenda dos governos municipais e estaduais. Além disso, novos instrumentos devem contribuir com o combate à corrupção e aumento da transparência, disponibilizando dados e contas para acesso público.

Vagner Diniz

Outra questão que terá impacto direto da tecnologia a partir de agora é o combate ao desperdício e a melhor distribuição de serviços não-renováveis. A tecnologia pode  ser de grande ajuda em meio à crise que vivemos de água e energia elétrica”, explica o coordenador de conteúdo do 21º CONIP – Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública, Vagner Diniz.  

Soluções tecnológicas que contribuam para a gestão pública nos quesitos de segurança, mobilidade, combate ao desperdício e à corrupção serão discutidas durante a edição 2015 do CONIP. O Congresso acontece nos dias 19 e 20 de agosto, no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, sob o tema.

“Tempos Difíceis: Oportunidades para Tomadas de Decisões Certas”

Mais informações e inscrições para 21º CONIP – Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública – podem ser feitas pelo site www.conipsp.com.

Sobre o 21º CONIP

Anualmente, o CONIP reúne mais de 500 participantes de 20 estados brasileiros, entre eles presidentes e diretores de empresas públicas de TI, diretores de TI dos poderes executivo, judiciário e legislativo e gestores públicos.

Este ano, o CONIP acontece nos dias 19 e 20 de agosto, no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo. As mais de 100 palestras programadas abordarão temas como segurança, Business Intelligence, Internet das Coisas, Big Data, Mobilidade, Computação em Nuvem BYOD (Bring Your Own Device) e Governos Inteligentes.

O evento tem seu ponto alto na entrega do Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública, que destaca as melhores iniciativas implementadas para beneficiarem positivamente a gestão operacional e/ou financeira dos municípios.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<